Educação e Tecnologia: transformando a maneira como ensinamos e aprendemos – Vol. 5
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-483-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.287
N° páginas:
155
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-03-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com prazer que apresentamos o quinto volume da série “Educação e Tecnologia transformando a maneira como ensinamos e aprendemos”. Esta obra reúne contribuições importantes sobre o papel das tecnologias digitais na transformação das práticas educativas, explorando diversas perspectivas e experiências relacionadas à integração das tecnologias no ensino.
Os capítulos deste livro abordam temas variados, como o uso das novas tecnologias no ensino de geografia e língua portuguesa, a implantação de ambientes virtuais de aprendizagem para capacitação docente, a importância das metodologias ativas e das tecnologias digitais no ensino de ciências, e o papel das tecnologias na educação inclusiva.
Destacam-se também estudos de caso sobre as práticas docentes e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no contexto escolar, além de discussões sobre os desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento de competências para o uso das mídias sociais na educação.
A educação inclusiva e o papel das tecnologias digitais nesse contexto também são abordados, discutindo como as TICs podem contribuir para a promoção de uma educação mais acessível e inclusiva.
Outros temas, como a variedade linguística no contexto escolar e a relação entre mapas de calor e resultados de jogos de futebol, demonstram a abrangência e a interdisciplinaridade das discussões apresentadas.
Por fim, uma revisão bibliográfica sobre a incorporação das tecnologias digitais nas abordagens pedagógicas oferece um panorama das pesquisas e discussões atuais sobre o tema.
Este volume oferece uma contribuição valiosa para o debate sobre o papel das tecnologias digitais na transformação das práticas educativas, apresentando reflexões, estudos de caso e propostas que visam o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem no contexto atual. Esperamos que esta obra seja uma fonte de inspiração e conhecimento para todos os interessados em explorar o potencial das tecnologias digitais na educação.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20