Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências – Vol. 15
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-433-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.266
N° páginas:
266
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Neste 15º volume do livro “Educação e o ensino contemporâneo práticas, discussões e relatos de experiências”, mergulhamos em diversos aspectos da educação contemporânea, trazendo insights e soluções práticas para desafios enfrentados por educadores, pais e gestores escolares. O livro abrange desde a importância da educação física e o papel fundamental da família no aprendizado até respostas inovadoras à evasão escolar durante a pandemia de 2020.
A inclusão de alunos com necessidades especiais, como aqueles com autismo e deficiência visual, recebe atenção especial, destacando a importância de um ambiente educacional que acolha a todos. A tecnologia também ocupa um espaço significativo neste volume, examinando sua aplicação tanto para estimular a leitura quanto para apoiar o aprendizado de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Discutimos ainda a importância da leitura, da literatura infantojuvenil, da ludicidade no ensino de geografia e do uso de imagens no ensino de História, mostrando diferentes maneiras de tornar o aprendizado mais rico e envolvente.
Questões administrativas e pedagógicas, o combate ao preconceito linguístico e a promoção do letramento também são abordados, oferecendo ideias sobre como melhorar as práticas educacionais e a gestão escolar.
Por fim, o livro traz a experiência das brigadas escolares no combate ao Aedes aegypti em Coari, Amazonas, exemplificando como a educação pode ir além da sala de aula e contribuir para o bem-estar comunitário.
Este volume é um guia valioso para todos que buscam melhorar a educação, adaptando-se aos desafios atuais e preparando-se para o futuro.
Boa leitura!
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço-PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución-PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20