Desafios da educação na contemporaneidade – Vol. 13
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-435-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.269
N° páginas:
146
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Em um mundo de rápidas transformações sociais, tecnológicas e culturais, a educação enfrenta desafios sem precedentes. O 13º volume de “Desafios da Educação na Contemporaneidade” é uma obra que se propõe a explorar, de maneira profunda e abrangente, diversas facetas desses desafios, lançando luz sobre práticas inovadoras e reflexões teóricas que buscam responder às complexidades do ensino e aprendizagem na atualidade.
O livro abre com uma discussão sobre a importância da literatura na educação de alunos surdos, explorando as pontes possíveis entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa, e destacando o papel crucial da literatura como ferramenta de inclusão.
Segue-se um capítulo dedicado à utilização do celular como ferramenta pedagógica no ensino da matemática, um tema de relevância inegável na era digital em que vivemos. Este capítulo não apenas reconhece o celular como parte integrante da vida dos estudantes, mas também como um recurso valioso para o engajamento e a compreensão matemática.
A inovação pedagógica continua a ser um tema central com a discussão de novas metodologias no ensino de física no ensino médio, utilizando o PhET como experimento único. Esta abordagem reflete a necessidade de métodos que capturam a imaginação dos alunos e facilitam o entendimento de conceitos complexos.
A formação de professores de geografia é abordada sob a perspectiva de sua contribuição para a promoção da cidadania, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este capítulo sublinha a importância de metodologias adaptadas que empoderam professores e alunos, fomentando uma sociedade mais justa e informada.
A complexidade da oralidade e escrita no ensino fundamental II e médio em escolas de Maués/AM é examinada, apresentando um estudo de caso que evidencia os desafios e estratégias para desenvolver estas habilidades cruciais.
As consequências das aulas remotas, imposta pela pandemia do COVID-19, são analisadas no contexto do ensino-aprendizagem de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, destacando os desafios e aprendizados deste período extraordinário.
A disciplina e a indisciplina são discutidas em termos de suas causas, manifestações e impactos no cenário educacional, oferecendo uma visão abrangente sobre este aspecto vital da dinâmica escolar.
A análise do Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar traz uma perspectiva psicanalítica, focando na articulação da aprendizagem e no acompanhamento da criança autista, um capítulo essencial para entender as necessidades específicas desses alunos.
A avaliação escolar é revisitada sob uma fundamentação teórica robusta, servindo como um guia para educadores que buscam aprimorar suas práticas avaliativas em busca de um ensino mais justo e eficaz.
Por fim, o modelo de operação das cafeterias do IFMA é apresentado como um estudo de caso sobre os impactos de políticas de permanência e sucesso dos estudantes, oferecendo insights valiosos sobre a gestão educacional e seu efeito no bem-estar e desempenho dos alunos.
Este volume, portanto, não é apenas uma coleção de capítulos sobre educação, mas uma tapeçaria rica de ideias, desafios e soluções que ilustram a complexidade e a beleza da missão educativa na contemporaneidade.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20