Diálogos interdisciplinares nas práticas exitosas na educação contemporânea – Vol. 4
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-485-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.302
N° páginas:
170
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-03-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Prezados leitores,
É com prazer que apresentamos o quarto volume da obra “Diálogos interdisciplinares nas práticas exitosas na educação contemporânea”, uma coleção de estudos científicos que exploram iniciativas de sucesso e inovadoras no campo da educação. Este volume contém 13 capítulos, cada um abordando um tema específico, oferecendo uma visão ampla e multidisciplinar sobre os desafios e conquistas na educação atual.
Os capítulos abordam diversos tópicos, como formação continuada de professores, uso de jogos educativos, abordagem investigativa no ensino de ficologia, extensão universitária, desafios do ensino durante a pandemia, inclusão tecnológica nas escolas públicas, questões ambientais e sociais, e preservação da memória e cultura local através de narrativas orais.
Cada capítulo foi elaborado por pesquisadores e educadores comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, trazendo reflexões e experiências valiosas para o campo. A diversidade de temas reflete a complexidade da educação contemporânea e a necessidade de um diálogo interdisciplinar para enfrentar os desafios e promover práticas bem-sucedidas.
Esperamos que este livro seja uma fonte de inspiração e conhecimento para educadores, gestores, pesquisadores e estudantes, contribuindo para o fortalecimento das práticas educativas e para a construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e transformadora. Agradecemos a todos os autores e colaboradores que tornaram possível a realização desta obra e convidamos os leitores a explorarem as páginas a seguir, mergulhando no fascinante universo da educação contemporânea e suas múltiplas possibilidades.
Boa leitura!
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço-PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución-PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20