Ciências Humanas e Sociedade: estudos interdisciplinares
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-434-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.268
N° páginas:
324
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Tivemos a satisfação de organizar este livro intitulado Ciências Humanas e Sociedade: estudos interdisciplinares. As temáticas aqui presentes relacionam-se não unicamente às chamadas “ciências humanas”, mas também a outras áreas do saber, como as ciências sociais. Com efeito, este é um livro de temática essencialmente interdisciplinar.
Trata-se de obra coletiva. Por essa razão, agradecemos a cada coautor por sua especial contribuição.
O campo das ciências humanas possui inegável complexidade. Conforme preleciona Foucault em sua obra As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas, “as ciências humanas, com efeito, endereçam-se ao homem, na medida em que ele vive, em que fala, em que produz. É como ser vivo que ele cresce, que tem funções e necessidades, que vê abrir-se um espaço cujas coordenadas móveis ele articula em si mesmo; de um modo geral, sua existência corporal fá-lo entrecruzar-se, de parte a parte, com o ser vivo; produzindo objetos e utensílios, trocando aquilo de que tem necessidade, organizando toda uma rede de circulação ao longo da qual perpassa o que ele pode consumir e em que ele próprio se acha definido como elemento de troca, aparece ele em sua existência imediatamente imbricado com os outros; enfim, porque tem uma linguagem, pode constituir para si todo um universo simbólico, em cujo interior se relaciona com seu passado, com coisas, com outrem, a partir do qual pode imediatamente construir alguma coisa com um saber”. E arremata: “pode-se, portanto, fixar o lugar das ciências do homem nas vizinhanças, nas fronteiras imediatas e em toda a extensão dessas ciências em que se trata da vida, do trabalho e da linguagem”.
Tendo em vista a vastidão das temáticas na seara das ciências humanas, este livro assume com muita humildade a missão de fazer um pequeno recorte para a abordagem de questões que seus coautores consideraram relevantes. As pesquisas decorrem desse intuito.
É sempre importante ressaltar que os estudos aqui presentes não trazem, e nunca pretenderam trazer, abordagens definitivas, absolutas ou exaurientes dos temas tratados. Como bem afirmava Paulo Freire, todo saber é relativo.
A nossa expectativa é a de que os capítulos do presente livro desencadeiem reflexões construtivas em seus leitores. Bons estudos!
Ednan Galvão Santos e Karine Chaves Pereira Galvão
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20