O Arco de Maguerez como ferramenta pedagógica para a qualificação do Cuidado Neonatal
Organizado por:
Islandia Maria Rodrigues Silva
Geovania Vieira de Brito
Juliana Coimbra Gonçalves Coelho de Rezende
Viviane de Sá Coelho Silva
ISBN
978-65-5379-286-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.208
N° páginas:
73
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-08-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos aos leitores o livro intitulado “O Arco de Maguerez como ferramenta pedagógica para a qualificação do Cuidado Neonatal”, uma obra que emerge como um marco no campo da neonatologia, oferecendo uma perspectiva inovadora sobre a qualificação e aprimoramento do cuidado dedicado aos recém-nascidos mais vulneráveis.
Este livro é resultado dos trabalhos apresentados para a conclusão do curso de Especialização em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, de autoria das pesquisadoras – Islandia Maria Rodrigues Silva, Geovania Vieira de Brito, Juliana Coimbra Gonçalves Coelho de Rezende e Viviane de Sá Coelho Silva, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Nilza Bezerra Pinheiro da Silva –, esta obra é o resultado de um esforço coletivo de pesquisa e experiência prática no cenário neonatal. Os temas abordados nas distintas seções deste livro refletem a amplitude e a profundidade dos desafios enfrentados no cuidado neonatal contemporâneo, bem como a busca incessante por abordagens que promovam a qualidade, a segurança e o bem-estar dos recém-nascidos e suas famílias.
O primeiro capítulo, intitulado “Acolhimento e suporte aos pais e família na unidade neonatal: projeto humanizaneo”, oferece um panorama instigante sobre a importância do envolvimento da família no cuidado neonatal e apresenta o projeto “humanizaneo” como uma iniciativa exemplar nesse sentido. A humanização no contexto neonatal é um tema crucial para a promoção do desenvolvimento saudável dos bebês e a melhoria da experiência da família durante o período de internação.
A segurança do paciente é um pilar essencial em qualquer contexto de cuidado de saúde, especialmente na unidade neonatal. No segundo capítulo, “Segurança do paciente no cuidado neonatal: relatando a experiência da aplicação do Arco de Maguerez”, as autoras compartilham insights valiosos sobre a aplicação prática do método Arco de Maguerez como uma abordagem estruturada para a promoção da segurança do paciente nesse ambiente sensível. A narrativa reflete não apenas a relevância do método, mas também as lições aprendidas com sua implementação.
O manejo e a manutenção de cateteres venosos centrais na unidade de terapia intensiva neonatal são temas de grande relevância e complexidade. O terceiro capítulo, “Boas práticas para o manejo e manutenção de cateteres venosos centrais na unidade de terapia intensiva neonatal: um relato de experiência”, fornece um enfoque minucioso nesse domínio crítico, compartilhando conhecimentos práticos e insights obtidos através de experiências reais.
Finalmente, no quarto capítulo, “O Arco de Maguerez como ferramenta para a promoção de práticas seguras no preparo e administração de medicamentos em neonatologia”, as autoras exploram a aplicação do Arco de Maguerez no contexto específico da administração de medicamentos em neonatologia. Esse capítulo oferece uma visão aprofundada sobre a abordagem metodológica e sua implementação na rotina de cuidados medicamentosos.
Ao percorrer as páginas deste livro, os leitores serão convidados a se envolver em um diálogo interdisciplinar e enriquecedor, unindo conhecimento científico e experiência prática. Cada capítulo contribui para o avanço contínuo do cuidado neonatal, demonstrando o compromisso das autoras com a excelência e a inovação neste campo vital da medicina.
Esperamos que esta obra seja uma fonte de inspiração e aprendizado para profissionais de saúde, pesquisadores, educadores e todos aqueles que compartilham o compromisso de assegurar um futuro mais saudável para os nossos recém-nascidos e suas famílias. O “Arco de Maguerez como ferramenta pedagógica para a qualificação do Cuidado Neonatal” certamente se insere como um recurso indispensável na literatura científica contemporânea, destinado a influenciar positivamente a prática e o conhecimento na área neonatal.
Islandia Maria Rodrigues Silva
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2004). Especialista em Saúde da Família pela UFPI (2006), UTI pela Novafapi (2010), Obstetrícia pela Faculdade de Tecnologia Evolução-CE (2017), Enfermagem em Neonatologia pelo IFF/ Fiocruz (2022), Especializanda em Preceptoria pela Faculdade Moinhos de Vento (em andamento). Mestra em Epidemiologia em Saúde Pública pela ENSP/ Fiocruz (2016). Atualmente é enfermeira plantonista das Unidades Neonatais (UTIN e UCINCo) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde-HEDA, Enfermeira da Estratégia Saúde da Família-ESF, Adalto Parentes Sampaio, Módulo 41, em Parnaíba-PI. Além disso, atua desde 2018 como Preceptora de Enfermagem e apoiadora de prática da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família, pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Áreas de interesse: Saúde Pública, Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde Materno-Infantil, Preceptoria em Saúde, Educação-Ensino-Serviço.
Geovania Vieira de Brito
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado Profissional em Saúde da Família-RENASF/FIOCRUZ pela Universidade Estadual Vale do Acaraú ( UVA). Especialização em Saúde Pública: Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública. Especialização em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS pelo Sírio Libanês Ensino e Pesquisa. Especialização em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Enfermeira Plantonista da UTI Neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família/ Módulo 22 no Município de Parnaíba-PI.
Juliana Coimbra Gonçalves Coelho de Rezende
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Pós-Graduação em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e em Saúde Pública pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd (2005). Pós-graduanda em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Fernandes Figueira-IFF/Fundação Osvaldo Cruz-Fiocruz. Atualmente é enfermeira diarista da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba-PI.
Viviane de Sá Coelho Silva
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especilalista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem pel Fiocruz. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), enfermeira assistencial e Coordenadora Técnica de Assistência da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal – UCINCo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em parnaíba – PI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Saúde da Família e Neonatologia.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20