Utilização da pesquisa no ensino da química
Autor:
Robson Cardoso de Freitas
ISBN
978-65-5379-269-2
DOI:
10.47573/aya.5379.1.150
N° páginas:
71
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
24-07-2023
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
Nas últimas décadas, a educação tem sido o cerne das discussões em âmbitos educacionais e acadêmicos, suscitando questionamentos sobre a interseção entre teoria e prática no processo de ensino. A relevância desta temática ganha destaque, sobretudo, no ensino superior de química, onde a compreensão da ciência e a formação de futuros profissionais são aspectos indissociáveis. É neste contexto que emerge o presente estudo, pautado na busca por uma educação química cada vez mais enriquecedora e alinhada com as necessidades da sociedade.
O objetivo central desta obra é desvendar a importância da utilização da pesquisa como ferramenta indispensável no ensino da química no contexto do ensino superior. Para tanto, adotamos uma metodologia descritiva e qualitativa, ancorada em uma revisão bibliográfica minuciosa, compreendendo fontes consagradas, tais como o Google Acadêmico, Scielo, revistas de educação e livros de renomados pesquisadores.
Os resultados obtidos a partir deste estudo são reveladores e esclarecedores. A pesquisa em sala de aula apresenta-se como uma estratégia promissora, estabelecendo vínculos sólidos entre a teoria e a prática, desafiando docentes e discentes a se tornarem verdadeiros parceiros na busca do conhecimento. A educação química, por sua vez, transcende os muros das instituições de ensino e invade as escolas, faculdades e universidades, alicerçando-se como um campo fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem da química.
Dentre os tópicos abordados neste estudo, destaca-se a necessidade premente de atualização das competências dos professores envolvidos no ensino de química, destacando-se a relevância de um planejamento estratégico com uma linguagem acessível que promova o entendimento pleno dos conteúdos por parte dos alunos. Nesse sentido, a participação ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem surge como uma das abordagens mais eficazes.
A utilização da pesquisa no ensino da química revela-se, portanto, uma ferramenta valiosa para a construção e reconstrução do conhecimento, intrinsecamente vinculada aos conteúdos e ao contexto no qual os alunos estão inseridos. Ao aproximar os acadêmicos do universo da pesquisa científica e divulgação, vislumbra-se um ensino de química mais dinâmico, interativo e enriquecedor.
Conclui-se, portanto, que o ensino de química e a pesquisa científica estão indissociavelmente conectados, constituindo um binômio fundamental para o aprimoramento da educação. No intuito de proporcionar uma formação mais completa aos futuros profissionais da área, faz-se essencial o uso de ferramentas didáticas eficientes e a integração do conteúdo químico com assuntos interdisciplinares e específicos, como o estudo dos pesticidas, por exemplo, a fim de consolidar os alicerces do conhecimento.
Assim, é com entusiasmo e dedicação que apresentamos este trabalho científico, esperando que ele suscite reflexões, debates e ações concretas que promovam a integração da pesquisa e da educação, elevando o ensino de química a patamares de excelência. Acreditamos que este seja apenas o ponto de partida para uma trajetória contínua e frutífera em prol do avanço do conhecimento científico e do desenvolvimento de uma educação cada vez mais enriquecedora e significativa para a sociedade como um todo.
Boa leitura!
Robson Cardoso de Freitas
Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2021), graduação em Química pelo União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa (2006), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), especialização em Tratamento de minérios pela Universidade de São Paulo (2013), especialização em Metodologia de Ensino de Graduação pelo União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa (2007), mestrado em Engenharia industrial pela Universidad Europea del Atlántico (2022), curso-tecnico-profissionalizante em Química pelo Colégio Valribeira (2000) e curso-tecnico-profissionalizante em Mineração pela Escola Nossa Senhora Aparecida (2021). Atualmente é Gerente de Beneficiamento Mineral e PAEBM na empresa multinacional Mosaic Fertilizantes do Brasil e Professor de química do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios.