Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 7
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-339-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.240
N° páginas:
127
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com grande prazer que apresentamos a sétima edição da série “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas”. Esta obra traz uma profunda reflexão sobre as práticas pedagógicas, fazendo-a uma ferramenta valiosa para educadores, pesquisadores e estudantes.
Iniciamos a jornada com uma reflexão sobre a pedagogia não diretiva, um método que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem. Esta abordagem ressalta que a aprendizagem é mais eficaz quando o aluno é o protagonista de seu próprio processo educacional.
Este conceito abre caminho para a discussão sobre a aprendizagem criativa e o ensino de matemática. Examina-se a possibilidade de incorporar a criatividade ao ensino de matemática, tornando-o mais envolvente e eficaz. A ideia de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem cria um elo natural com a pedagogia não diretiva.
Avançamos então para a importância da pesquisa no processo de reconstrução do conhecimento. Aqui, é reforçada a necessidade de um compromisso contínuo com a pesquisa para melhorar as práticas pedagógicas e promover a aprendizagem significativa, um conceito que ressoa fortemente com a abordagem centrada no estudante apresentada anteriormente.
A discussão se aprofunda com o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as contribuições da Didática da História. Aqui, ressaltamos a importância de abordagens pedagógicas reflexivas e contextualizadas, um conceito que se conecta com a necessidade de pesquisa e reflexão discutida anteriormente.
A trajetória continua com uma análise bakhtiniana das narrativas de professores, que proporciona uma visão aprofundada das complexidades do ensino e da aprendizagem. Este tema nos convida a entender as experiências educacionais a partir do ponto de vista dos professores, fazendo uma ponte com a discussão sobre a pedagogia não diretiva e a abordagem centrada no estudante.
A importância da formação continuada do professor no processo de ensino aprendizagem é então explorada. Aqui, o foco é a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo para garantir a eficácia das práticas pedagógicas, uma ideia que se encaixa perfeitamente na discussão anterior sobre a análise bakhtiniana das narrativas de professores.
Em seguida, mergulhamos na formação de professores e sua relação com a profissão e a identidade docente. Esta temática analisa a intersecção entre a identidade profissional dos professores e os métodos de ensino que eles adotam, criando uma conexão direta com a discussão sobre a formação continuada do professor.
Finalmente, refletimos sobre o déficit de aprendizagem e a qualidade do processo ensino-aprendizagem para a promoção da inclusão. Este último ponto ressalta a necessidade de métodos de ensino inclusivos para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender efetivamente, fechando a nossa discussão com uma nota de inclusão e igualdade.
Cada temática oferece um olhar único e valioso sobre a pedagogia e a prática de ensino. Esperamos que este volume inspire e ilumine os leitores, promovendo a contínua evolução e melhoria das práticas pedagógicas.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20