Literatura de Cordel como etiologia de inspiração para o ensino da língua portuguesa e literatura
Autor:
Prof.° Me. Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-235-7
DOI:
10.47573/aya.5379.1.133
N° páginas:
50
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O presente estudo tem como tema principal “a literatura de cordel como etiologia de inspiração no ensino da língua portuguesa”, tendo como objetivo identificar e analisar dados sobre uma das competências menos desenvolvidas no ensino de literatura e língua portuguesa em sala de aula, que é sem dúvida alguma o gênero cordel, que pode ser uma boa oportunidade do aluno ter um contato com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens: verbal oral, verbal escrita, musical e visual e quanto aos diversificados temas que o aborda.
Podemos assim conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel. Além do mais, é bastante formidável discutir com os discentes como a literatura de cordel, até por supervivência acaba de integrar inovações da indústria cultural, o que a converte mais rica e diversificada. Portanto, o que se pode ressaltar neste projeto é que a literatura de cordel ainda é pouco falada e comentada em sala de aula, muitos educandos não sabem ainda nem distinguir o que é literatura de cordel, o que é um conto, uma fábula, uma crônica, uma poesia, um texto literário e assim por diante.
A ideia deste estudo é justamente isso, tentar propor aos discentes e docentes o quanto nossa literatura é importante para o resgate da cultura popular e ao mesmo tempo em que se faz esse resgate, pode-se trabalhar diversos textos que despertem o prazer pela leitura e escrita na própria sala de aula. Sabe-se que nossa língua portuguesa é muito rica e diversificada assim como sua produção cultural.
Temos uma cultura rica, de um povo, que a exemplo disso temos o nordestino que é um povo especial. Ainda assim, provavelmente o nosso grande problema seja o não enaltecimento daquilo que temos. Torna-se mais favorável aceitar o que a mídia sugere do que estudar o que está em nosso cotidiano. A literatura de cordel é justamente essa coisa: “a cultura comum, popular”. Os versos encontram-se sempre narrando acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, entre outras coisas mais.
Antonio Eudes Mota
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004) Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicopedagogia. Atualmente é professor da Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira, Redenção-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.