A formação continuada de professores e a melhoria da educação
Autores:
Prof.° Dr. Marciel Costa de Oliveira
Prof.ª Dr.ª Susana Marília Barbosa Galvão
ISBN
978-65-5379-224-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.128
N° páginas:
63
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
22-04-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos aos leitores o livro “A formação continuada de professores e a melhoria da educação”, escrito pelos autores Prof.° Dr. Marciel Costa de Oliveira e Prof.ª Dr.ª Susana Marília Barbosa Galvão.
Nesta obra, os autores discutem a importância da formação continuada de professores do município de Iranduba-AM para a melhoria da educação escolar. De maneira cuidadosa e embasada em pesquisas, apresentam evidências que demonstram como a capacitação e atualização constante dos docentes são fundamentais para o alcance de uma educação de qualidade.
Além disso, os autores destacam a contribuição da formação continuada dos professores para a qualidade de vida docente. Ao investir na sua própria formação, os professores se sentem mais valorizados e preparados para lidar com os desafios da profissão, o que impacta diretamente na sua satisfação e motivação.
Outro aspecto abordado pelos autores é a importância da educação como ferramenta de inclusão e promoção social e do conhecimento. Ao discutirem a relação entre a formação continuada dos professores e a melhoria da educação, os autores mostram como a educação é capaz de transformar a vida das pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
É importante ressaltar que este livro é fruto do relatório final de curso de pós-doutorado em ciências da educação dos Prof.° Dr. Marciel Costa de Oliveira, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Susana Marília Barbosa Galvão, realizado no período de abril de 2022 a março de 2023. Dessa forma, esta obra é resultado de uma pesquisa embasada em uma revisão bibliográfica e em dados empíricos.
Em suma, “A formação continuada de professores e a melhoria da educação” é uma obra de grande relevância para todos aqueles que se preocupam com a educação escolar e com o desenvolvimento social e humano. Com uma abordagem rigorosa e científica, os autores apresentam uma análise consistente e atualizada sobre a importância da formação continuada dos professores para a melhoria da educação.
Marciel Costa de Oliveira
Formado em: Pedagogia, História, Biologia, Educação Especial, Especialista: Educação Especial Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia, Educação Infantil, Tutoria para a Educação a Distância, Tecnologia na Educação a Distância, Atendimento Educacional Especializado, Historia Afro e Cultura, Gestão Escolar, Orientação e Supervisão, Análise Clínica e Microbiologia. Mestre em Saúde Pública, Doutorado em Ciências da Educação, Pós Doc em Ciências da Educação. O Mesmo tem experiência na Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio e Superior, professor universitário nos Cursos de Graduação, Pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Susana Marília Barbosa Galvão
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), Mestrado em Ciências da Educação – Universidad Evangélica del Paraguay (2008) diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil, Doutorado em Ciências da Educação – Universidad Evangélica del Paraguay (2014), Doutorado em Ciências da Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (2017), Pós-Doutorado em Educação – Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (2020), Psicanalista Clínica . Professora do Programa Stricto Sensu da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales- FICS. Coordenadora Geral de Cursos da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales- FICS. Experiência na área de Educação como Diretora Acadêmica, Supervisora, Coordenadora, Professora orientadora de dissertação e tese.