Desafios da educação na contemporaneidade 8
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-212-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.169
N° páginas:
165
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-03-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Desafios da Educação na Contemporaneidade – Volume 8” apresenta uma coletânea de estudos que abordam diferentes temáticas da educação no Brasil, com enfoque em experiências e desafios enfrentados por educadores em diversos contextos.
Entre os temas discutidos, destacam-se o contexto rural e as classes multisseriadas e regulares, com análise de duas escolas públicas municipais em Manaus-AM no período de 2016-2017, bem como as dificuldades de aprendizagem na turma da EJA em uma escola municipal em Itacoatiara-AM no período de 2015-2016.
O livro também trata da questão do desencanto docente, com reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua prática de ensino e as implicações disso para a educação. Além disso, aborda o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na disciplina de Geografia no período de 2021-2022.
Outro tema relevante é a gestão escolar democrática, com análise da participação do grêmio estudantil, associação de pais mestres e comunitários (APMC) e conselho escolar em uma escola estadual no município de Codajás-AM no período de 2018-2019.
O livro também apresenta estudos sobre a internalização das técnicas e competências do texto dissertativo-argumentativo para os alunos do primeiro ano do ensino médio no período de 2020-2021, e as vantagens e desafios no ensino com mediação tecnológica em uma escola rural no Paraná da Eva, Manaus-AM, no período de 2015-2016.
Outros temas abordados incluem a educação do campo/classe multisseriada e a aprendizagem dos estudantes nas séries iniciais; as dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita e produção textual com ênfase no ensino fundamental II no período de 2015-2016; a educação de jovens e adultos (EJA) e os desafios enfrentados pelos professores em uma escola rural no município de Itacoatira, Vila do Engenho-AM no período de 2015-2016; a leitura e interpretação de textos matemáticos em uma pesquisa realizada no período de 2021-2022; e a atuação do Conselho Municipal de Educação-CME na educação infantil de Manaus-AM no período de 2020-2021.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20