Desafios da educação na contemporaneidade 9
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-256-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.187
N° páginas:
464
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
26-06-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Caros leitores,
É com imensa satisfação que trazemos até vocês o nono volume da coleção “Desafios da Educação na Contemporaneidade”. Nesta obra, mergulhamos em 36 capítulos que abordam uma ampla gama de temas essenciais para o campo da educação nos dias atuais.
Nesta coletânea, os autores exploram uma diversidade de desafios que enfrentamos em nossa prática educativa. Temas como a avaliação da aprendizagem em contexto de pandemia, estratégias pedagógicas na leitura e escrita, a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, e os problemas e soluções relacionados à avaliação na educação são cuidadosamente examinados.
A inclusão e o respeito às diferenças são temas cruciais, discutidos através da literatura infanto-juvenil e reflexões sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a interseção entre a neurociência e o ensino de disciplinas como história é abordada, demonstrando como essas áreas podem se complementar para proporcionar uma educação mais enriquecedora.
Outros tópicos importantes incluem a evasão e abandono escolar, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o uso de recursos tecnológicos na aprendizagem, como a programação no ensino médio, a participação da família no processo educacional e a formação de professores para o ensino médio.
A interdisciplinaridade, que promove uma compreensão mais ampla e integrada dos conteúdos, também é discutida em diferentes contextos, como nas áreas de química, geografia e leitura e interpretação de textos.
Este volume é uma fonte valiosa de conhecimento e experiências, fornecendo insights importantes para educadores, pesquisadores e todos os interessados na melhoria do sistema educacional. Cada capítulo aborda desafios específicos e busca soluções inovadoras, demonstrando um compromisso com uma educação de qualidade e relevante para o mundo em constante transformação.
Esperamos que este livro seja uma inspiração e uma fonte de reflexão para todos aqueles que buscam aprimorar a educação na contemporaneidade. Que essas páginas estimulem novas ideias, práticas inovadoras e a busca incessante por uma educação cada vez melhor.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20