Processo de aquisição da escrita na perspectiva de Ferreiro e Teberosky
Autor:
Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-204-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.116
N° páginas:
48
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
20-03-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O objetivo desta pesquisa foi analisar e conhecer os fatores que contribuem e que dificultam no processo de aquisição da escrita no ensino fundamental I de uma escola pública municipal da cidade de Acarape-CE. A importância em estudar essa temática se deve ao fato dos alunos, principalmente da rede pública, apresentarem muitas dificuldade e deficiência na utilização da escrita. Para analisar essa realidade nos baseamos nos estudos de alguns teóricos da educação como Ferreiro(1999), Teberosck(1999), Luria(2001), Vygotsky(1995), dentre outros. E na tentativa de investigar os motivos que levam a estes casos, foram feitos contatos com os alunos, professores e equipe – técnico pedagógica. A realização desses contatos se deu através de instrumentos como: questionários, observações e estudos de documentos da própria escola.
A partir desses estudos pudemos perceber que antes de qualquer coisa o professor deve ter em mente que a escrita é uma atividade comunicativa e que desempenha funções definidas e cada vez mais diversificadas no dia a dia de uma sociedade letrada e que as dificuldades e deficiências da língua escrita dos alunos da rede pública se apresenta por vários fatores, tendo como principal o fator econômico decorrente da situação de vida da grande maioria dos alunos.
Ao final concluímos que é absolutamente indispensável que o professor faça um levantamento das dificuldades dos alunos.
Isso não pode ser visto através de palavras e frases já treinadas, de cópias e atividades dirigidas. É preciso deixar os alunos escreverem textos, pois é com esse tipo de material que vamos poder encontrar os elementos que mostram as reais dificuldades e facilidades dos alunos na aquisição e desenvolvimento da escrita.
Antonio Eudes Mota
Antonio Eudes Mota
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004) Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicopedagogia. Atualmente é professor da Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira, Redenção-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.