Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 12
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-236-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.180
N° páginas:
352
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos o livro “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências – Volume 12”, organizado pela Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa. Este volume reúne uma seleção de artigos que abordam diversos temas relevantes para a educação atual, escritos por autores de diferentes regiões do país.
Os capítulos apresentados neste livro trazem discussões sobre temas que afetam diretamente o ensino e a aprendizagem dos alunos. Desde a utilização de recursos audiovisuais no ensino de língua inglesa até a alfabetização por meio de HQs, passando por questões como a evasão escolar, a inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação, o ensino da filosofia, o ensino da matemática e a formação continuada dos professores.
Dentre os capítulos destacamos também a importância da ação integrada na escola para o índice de aprendizagem e a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental na educação. Além disso, os impactos e desafios oriundos da pandemia da COVID-19 na educação infantil, no EJA e no ensino médio também são discutidos em alguns capítulos.
Os temas abordados nesta obra são relevantes e atuais, e oferecem uma visão panorâmica do estado atual da educação no Brasil. Os relatos de experiências e as análises apresentadas pelos autores são importantes para subsidiar as ações de gestores, educadores e pesquisadores que buscam aprimorar a qualidade do ensino em nosso país.
Esperamos que este livro seja útil para todos os que se interessam pela educação e pelo ensino contemporâneo. Que os capítulos aqui apresentados possam contribuir para a reflexão e para a construção de práticas pedagógicas mais efetivas e inclusivas.
Boa leitura!
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20