Geografia: distintos fazeres e saberes sobre pesquisa, ensino e extensão
Organizado por:
Prof.° Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Prof.° Dr. Eduardo Pimentel
ISBN
978-65-5379-262-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.193
N° páginas:
65
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-06-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Geografia: distintos fazeres e saberes sobre pesquisa, ensino e extensão” apresenta uma abordagem científica e abrangente sobre quatro temáticas essenciais no campo da geografia contemporânea. Os capítulos exploram questões relacionadas à juventude, cidadania e participação política; o papel do professor como pesquisador e as práticas no ensino de geografia; o protagonismo estudantil no aprendizado sociocultural e seu impacto no desenvolvimento local; e o estado atual do conhecimento sobre a licuefação dos solos na bacia de Guantánamo Guaso.
No capítulo sobre “Juventudes escolares, cidadania e a participação política”, são analisadas as relações entre a juventude, a escola e a participação política, com ênfase na importância da educação geográfica nesse contexto.
O capítulo “Professor pesquisador e ensino de geografia: saberes e práticas” explora as dimensões do trabalho do professor como pesquisador e sua influência no ensino de geografia, destacando a necessidade de conhecimentos atualizados e práticas pedagógicas relevantes.
“Dimensiones del protagonismo en el aprendizaje sociocultural de los estudiantes para el desarrollo local” investiga o protagonismo estudantil no aprendizado sociocultural, destacando sua relevância para o desenvolvimento local e o fortalecimento dos laços entre conhecimento acadêmico e realidades locais.
Por fim, o capítulo “Estado del conocimiento sobre la licuefacción de los suelos en la cuenca Guantánamo Guaso” realiza uma revisão do estado atual do conhecimento sobre a liquefação dos solos nessa região, abordando fatores geológicos, climáticos e humanos que contribuem para esse fenômeno, além de suas implicações para a gestão ambiental e o planejamento urbano.
Essa obra representa uma valiosa contribuição para a geografia, fornecendo perspectivas atualizadas e aprofundadas sobre essas temáticas fundamentais, direcionando a pesquisa, o ensino e a extensão geográfica de forma crítica e reflexiva.
Boa leitura!
Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio (UNIFACVEST). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Estudos Sociais – Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de editoras e revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica e Ambiental, dedicando-se em especial ao uso das TIDCs no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.
http://orcid.org/0000-0002-6328-1714
Dr. Eduardo Pimentel Menezes
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Pós doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, Consultor Institucional do MEC, Consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), Parecerista da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD), Integrante do Conselho Editorial Permanente e do Conselho Científico Permanente da Editora CRV, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Adjunto do curso de Geografia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
https://orcid.org/0000-0002-9445-7698
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20