Práticas em computação: desenvolvimento de aplicações e tecnologias em diversos contextos
Organizado por:
Gislene Marengo Cusin
José Osvano da Silva
Marcos Grissi Pissolati
Nairon Neri Silva
Robson de Souza Resende
ISBN
978-65-5379-173-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.157
N° páginas:
164
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17-02-2023
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
Caro leitor,
É com grande satisfação que apresentamos o livro “Práticas em computação: desenvolvimento de aplicações e tecnologias em diversos contextos”. Este livro traz uma seleção de projetos de desenvolvimento de software que abrangem diferentes áreas de aplicação e tecnologias, todos com o objetivo de mostrar a diversidade de aplicações e desafios que a computação pode oferecer.
Nos capítulos iniciais, você encontrará projetos que utilizam a mobilidade e a conectividade para criar aplicações úteis e inovadoras, como AMPORAL, um aplicativo móvel para ensino de álgebra linear, BluetoothCenter, um sistema de automação residencial, e FindPet, um aplicativo de rastreamento de animais domésticos.
Já nos capítulos seguintes, você verá projetos que exploram a internet das coisas, como SmartCar, um sistema de controle veicular, e VAM, um aplicativo para gerenciamento de vans escolares e universitárias. Além disso, o livro também traz projetos que utilizam realidade aumentada para criar experiências de compra, como o ARClothes, e um portal para ensino e reforço de álgebra linear a distância.
Os últimos capítulos deste livro apresentam projetos voltados para a educação, como o DiscalcMath, um aplicativo de aprendizagem matemática para pessoas com dificuldade ou discalculia, e PROENADE, um sistema web para simulados e questões do ENADE. Por fim, o livro encerra com o Vem de Doce, um aplicativo para confeitarias que promete tornar mais fácil o gerenciamento de encomendas e vendas.
Esperamos que a leitura deste livro lhe traga novas ideias e inspirações para o desenvolvimento de software em diversas áreas e contextos.
Desejamos a todos uma ótima leitura.
Gislene Marengo Cusin
José Osvano da Silva
Marcos Grissi Pissolati
Nairon Neri Silva
Robson de Souza Resende
Gislene Marengo Cusin
Tecnóloga em Processamento de Dados e Mestre em Ciência da Computação. Trabalha no Ensino Superior desde 1999 em cargos de docência e coordenação de curso. Atualmente é coordenadora do curso de Ciência da Computação e do Núcleo de Estudos On-Line do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Barbacena-MG.
José Osvano da Silva
Especialista em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras (2010), graduado em Ciência da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006), Scrum Master Professional pela Scrum.org (2022) e Project Management Professional PMP/PMI (2011). Atualmente é Professor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e Arquiteto de Software na Meta Serviços e Informática S.A. Tem experiência na área de Arquitetura de Software, Gerencia de Projetos, Banco de Dados e Desenvolvimento de Software.
Marcos Grissi Pissolati
Professor com licenciatura em Matemática, Física e Desenho Geométrico, pela Faculdade de filosofia, ciências e letras ‘Mater Divinae Gratiae’ (1986). Especialização em ensino de 1 e 2 graus (1994). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1995). Especialização em Gestão estratégica de empresas (1997). Especialização em Ensino da Matemática (1998) pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Mestrado em Psicopedagogia pela Universidad de La Habana (2001).
Nairon Neri Silva
Especialista em Orientação a Objetos e Aspectos pela Universidade Federal de Lavras (2011), graduado em Ciência da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Atualmente é professor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
Robson de Souza Resende
Bacharel em Ciência da Computação e mestre em engenharia elétrica com ênfase em engenharia de computação e sistemas adaptativos. Possui vasta experiência em docência para alunos de ensino médio, técnico e superior. Orientou dezenas de alunos em trabalhos de conclusão de curso, além de possuir publicações em conferências internacionais na área de jogos digitais no ensino e inteligência artificial. Trabalhou com desenvolvimento de sistemas para web, onde atuou como full-stack. Atualmente possui 2 softwares registrados no INPI, que são tecnologias para auxílio em processos de aprendizagem.