Comportamento do consumidor nas decisões de compra em supermercados: um estudo no varejo supermercadista na cidade de Palmas/TO
Autor:
Prof.° Me. Alan Barros BITAR
ISBN
978-65-5379-176-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.97
N° páginas:
107
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
14-02-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
Este livro apresenta um estudo completo sobre os atributos que influenciam o processo decisório do consumidor final na escolha de um supermercado na cidade de Palmas, localizada no estado do Tocantins. O trabalho tem como base as áreas de marketing de relacionamento, marketing de serviços, comportamento do consumidor e o segmento varejista.
O estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa utilizando o questionário adaptado de Castro (2004) com construtos referentes a serviços ao cliente, ambiente do supermercado, sortimento e conveniência, aspectos monetários, imagem do supermercado e aspectos promocionais.
O objetivo principal do trabalho foi validar uma escala de atributos de compra em supermercados, para isso, foi realizada uma análise descritiva dos dados, com avaliação de medidas ligadas a tendência central, a variabilidade e a normalidade. Em seguida, aplicou-se a técnica multivariada de análise fatorial que permitiu conhecer a estrutura de variáveis latentes. Os resultados dessa análise forneceram informações importantes sobre a percepção dos pesquisados a respeito dos atributos de compra validados.
Além disso, o estudo buscou identificar quais atributos de compra, quando manifestados pelo indivíduo, aumentam suas chances de realizar uma recompra. Para isso, foi utilizada a análise de regressão logística, técnica que identifica quais dimensões aumentam a chance de um indivíduo realizar uma compra.
Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que os pesquisados atribuem grande importância ao horário de funcionamento do supermercado, enquanto que a possibilidade de realização de pagamento com utilização do cartão do supermercado é considerado um aspecto pouco relevante. Também foi observado que os aspectos monetários e promocionais, juntamente com a diversidade e a qualidade de produtos, são fatores decisivos na escolha do supermercado pelos consumidores.
Este livro é uma referência indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre comportamento do consumidor, marketing de relacionamento, marketing de serviços e varejo. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o aprimoramento de estratégias de marketing e para o sucesso das empresas varejistas na cidade de Palmas.
Alan Barros BITAR
Professor Universitário nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito FASEC-TO; Mestre Administração-UniHorizontes/MG; Administrador Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduado EMBA-Gestão Estratégica/Politécnica-UFRJ; Especialização Gestão Pública/UNITINS; Pós-Graduando LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Docência para a Educação Profissional e Tecnologica/IFES; Especialização Administração Hospitalar/FacLions. Graduado em LETRAS com Pós Graduação em Docência no Ensino Letras-Português; e em Letras Português e Literatura. 25 anos de atuação nas áreas Comércio e Negócios, com passagens pela Gessy/UNILEVER, RR DONNELLEY MOORE, VALE REFEIÇÃO, THOMAS GREG & SONS, CONDOR. Consultor de Estratégias e Inteligência de Mercado. Autor dos Livros: A Administração na Educação (2020), Por quê Você Vende? (2019) e Por quê Você Compra? (2018). Co-Organizator dos Livros: CIÊNCIA, CULTURA E IDENTIDADE UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR (2022); OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA III (2022) e INTERDISCIPLINARIZANDO SABERES III – Direito, Negócios, Educação (2021).