Biologia e Meio Ambiente: princípios, conceitos e práticas
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Marcia de Fatima Inacio
ISBN
978-65-5379-248-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.184
N° páginas:
120
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Biológicas
Licença:
É com grande entusiasmo que apresentamos o livro ‘Biologia e Meio Ambiente: princípios, conceitos e práticas’. Esta obra reúne um conjunto abrangente de conhecimentos e perspectivas sobre a relação entre a biologia e o meio ambiente, abordando uma ampla gama de temas essenciais para compreendermos e agirmos em prol da conservação e sustentabilidade do nosso planeta.
Nos nove capítulos que compõem este livro, os leitores terão a oportunidade de explorar diversas áreas da biologia e meio ambiente, mergulhando em questões históricas, científicas, práticas e sociais. Desde as valiosas contribuições científicas de mulheres botânicas na cidade do Rio de Janeiro durante o período colonial, até a análise do desenvolvimento de espécies de Mata Atlântica cultivadas em áreas degradadas, cada capítulo oferece uma abordagem única e relevante.
Através de um olhar atento e atualizado, investigaremos o fascinante mundo da botânica e sua importância para a compreensão e conservação do reino vegetal. Também exploraremos a acessibilidade do conhecimento científico em herbários brasileiros e o papel crucial dos mediadores nesse processo. Um ponto importante a se observar é a importância social desse conhecimento para jovens envolvidos em iniciação científica e a tradução da linguagem acadêmica para o público em geral.
A biodiversidade e a química dos produtos naturais serão investigadas, evidenciando a interdisciplinaridade presente no estudo desses recursos. Além disso, abordaremos a recuperação de matas ciliares e a avaliação do desenvolvimento de espécies nativas, como Ceiba speciosa, Andira anthelmia e Piptadenia gonoacantha.
Com um enfoque na saúde animal, o livro também apresenta a caracterização das lesões e acometimentos fisiológicos de acidentes ofídicos em equinos. Em seguida, direcionamos nosso olhar para a avifauna, realizando um levantamento em uma área de lazer e preservação de nascentes em Nova Brasilândia D’Oeste, Rondônia.
Por fim, a relação entre os impactos ambientais e o surgimento de pandemias é explorada, destacando o conhecimento de escolares nesse contexto crucial.
Esperamos que esta obra seja uma fonte inspiradora de conhecimento, incentivando a reflexão e a ação em prol da conservação ambiental. ‘Biologia e Meio Ambiente: princípios, conceitos e práticas’ é um convite para que cada um de nós assuma a responsabilidade de proteger e preservar a riqueza da vida em nosso planeta.
Boa leitura!
Marcia de Fatima Inacio
Pós-doutora pela University of Idaho-USA em 2002, onde desenvolveu, junto com a equipe do Dr. Matthew J. Morra, bio-produtos para controle de pragas e doenças vegetais. PhD em Agronomia pelo Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2000, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais pelo Instituto de Florestas da UFRRJ em 1995 e Engenheira Florestal graduada, em 1988, pela mesma Instituição. Atuou como docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ na área de Silvicultura (1996-1999), e em 2002 ingressou no Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde desde então vem atuando em projetos de pesquisa em Fitopatologias e Uso de Controle Alternativo de Pragas e Doenças com estreita parceria com a UFRRJ, de onde é pesquisador integrante do “Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais”, liderado pelo Prof. Mario Geraldo de Carvalho do Departamento de Produtos Naturais do Instituto de Química. É avaliadora do INEP-MEC desde 2007, para fins de Autorização e Reconhecimento de Cursos de Graduação de Engenharia Ambiental, Florestal e outros. Atualmente também coordena e leciona em programas de capacitação na área ambiental junto a parceiros como a Fiocruz e Marinha do Brasil.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20