Ludicidade: uma experiência de ensino-aprendizagem de xadrez com alunos do 5º ano em Guaiuba-CE
Organizado por:
Antonio Eudes Mota
ISBN:
978-65-5379-172-5
DOI:
10.47573/aya.5379.1.94
N° páginas:
72
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-01-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Esta pesquisa, situada no campo de Educação, Desenvolvimento e Tecnologia, teve o objetivo de analisar a influência do xadrez numa sala de 5º ano em uma escola municipal no município de Guaiuba, bem como suas múltiplas relações com o meio social que afetam diretamente no processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, busca demonstrar a importância de se trabalhar o xadrez como uma ferramenta que visa desenvolver a autonomia e o coletivismo de forma lúdica, bem como o desenvolvimento das capacidades psicológicas sociais e afetivas; enfatizando a construção e reconstrução da aprendizagem através da leitura de mundo que está relacionada às vivências, atrelando-as ao conhecimento escolar, contribuindo para a efetividade das práxis pedagógicas.
O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar é uma atividade que além de proporcionar o lazer também dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Mais do que a técnica do jogo, torna-se necessário o reconhecimento do conteúdo do xadrez, como uma ferramenta de apoio à prática pedagógica, aos professores de educação física. Com isso, sabe-se que por meio do diálogo com outras disciplinas, torna-se possível a aplicação deste conteúdo, desde que em conformidade com o debate proposto no campo da educação: a formação humana é um caminho possível em prol da emancipação social por meio da criticidade.
As reflexões aqui apresentadas ressaltam a importância de esse jogo, quando inserido no contexto educacional, ser percebido por uma complexidade da prática pedagógica dos elementos que o permeiam. Somente assim será capaz de contribuir com a formação dos alunos em sua integralidade.
Antonio Eudes Mota
Antonio Eudes Mota
Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004) Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicopedagogia. Atualmente é professor da Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira, Redenção-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.