Contribuições da educação física escolar para o processo de alfabetização científica e popularização das ciências: um estudo de caso nas escolas públicas de ensino médio do município de Pojuca – BA
Autor:
Renan César das Virgens da Cruz
ISBN
978-65-5379-140-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.82
N° páginas:
71
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-12-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Tradicionalmente, a Educação Física Escolar foi ou ainda é vista por muitos, como uma disciplina do entretenimento na escola e/ou até é referenciada como a disciplina do passar a bola para os estudantes. Durante anos, a realização de suas ações corporais era vista como “o aluno não tem muito o que se aprender” e com isso foi tachada como a disciplina do passar tempo. Por conta desse estigma, a Educação Física Escolar tem se enraizado em concepções pedagógicas ultrapassadas que tem impedido uma visão mais ampla e atualizada desse componente curricular.
Assim como toda disciplina escolar a Educação Física Escolar pode ser uma potencial ferramenta de promoção e/ou divulgação de conhecimentos científicos que podem levar o sujeito (aluno) a compreender-se no mundo como um agente de construção e ativo, tornando-se cada vez mais crítico, reflexivo e autônomo FREIRE (1996). Sendo assim, esta pesquisa levanta o seguinte problema: Como as aulas de Educação Física Escolar podem ser construídas para contribuir com a formação em alfabetização científica e a popularização das ciências? Tem como objetivo discutir como a promoção da alfabetização científica pode se realizar nas aulas de Educação Física Escolar, a partir de estudo de casos em duas escolas estaduais do município de Pojuca.
Propõe-se de uma pesquisa exploratória-explicativa, de cunho qualitativa com a utilização de um questionário online misto para 2 professores de Educação Física de 2 escolas estaduais. Para a análise, reflexão e discussão de tais resultados, utilizou-se da interpretação subjetiva dos dados (MINAYO, 2013) com base em propostas teóricas da alfabetização científica e/ou letramento científico.
Dos professores entrevistados, identificou-se que ambos conhecem a alfabetização científica, porém estes não conseguem visualizar uma práxis, tornando assim irreal a utilização da educação científica em suas aulas. Estes mesmos, disseram reconhecer a importância da educação científica, destacando esta como um dos elementos chaves para a popularização das ciências nas escolas.
Percebe-se então, que neste local delimitado, existe algum tipo de conhecimento prévio acerca do assunto. Porém ainda se faz necessário (re) pensar em uma política e/ou em ações que viabilizem o aprofundamento teórico-prático desses profissionais, para que assim venham promover de forma segura informações relacionadas à ciência e assim como a democratização dos saberes científicos.
Boa leitura!
Renan César das Virgens da Cruz
Renan Cesar das Virgens da Cruz
Mestrando em Tecnologias emergentes na educação pela universidade de ciência e tecnologia de Miami. possui Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Licenciando em Computação. Pós-graduado em linguagens. Pós-graduado em Educação Física Escolar com Ênfase na Inclusão. Pós-graduado em Informática e Tutoria em Educação a Distância. Pós-graduado em Educação Científica e Popularização das Ciências, faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC / IF Baiano campus Catu). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educacional, Educação Científica e Educação Física Escolar.