Formação experiencial: relatos, contextos e aplicações
Organizado por:
Prof.° Dr. José Enildo Elias Bezerra, Prof.ª Me. Aline Nunes Paiva, Prof.ª Me. Maria da Conceição de Souza Mendonça e Ramon Araújo Oliveira
ISBN
978-65-5379-091-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.108
N° páginas:
89
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11/10/2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O ser humano não só está no mundo, mas, diferentemente dos outros animais, procura tomar consciência do seu-ser-no-mundo. É dessa consciência ou mesmo a busca constante dela que surge, pela dúvida e a curiosidade, a necessidade de conhecer e experimentar o mundo. Essa busca curiosa e duvidosa principia pelo espanto, inquietação com o mundo ao nosso redor, algo instigador e ao mesmo tempo provocador da dinamicidade de nosso ser.
Com esse intuito, os diversos textos desta obra, pensados e escritos por pessoas preocupadas com a formação que advém das experiências e vivências que temos ao longo de nossa história, nos levam a refletir e a conceber a ideia de que o ser humano só se realiza na relação com o mundo e com os outros. Assim, como não há ser humano sem corpo, também não há ser humano sem mundo. Entendemos por mundo a busca dinâmica e constante de um campo de relações.
Essa relação do ser humano com o mundo o caracteriza como diferente dos outros seres, ou das outras relações. Neste caso, o humano tem sempre que orientar suas ações, algo que é configurado à medida que a relação com o mundo se concretiza. Assim, o seu ser é sempre um devir, um vir a ser constante, no sentido de que a sua realização é sempre uma tarefa, constituindo-se como um ser de cultura, dando, portanto, condução a sua vida como ser de relações.
Partindo dessa perspectiva, de que esta relação do ser humano com o mundo é inerente a sua própria identidade enquanto ser de busca, precisamos retomar a convicção de que nosso diálogo e compreensão do mundo ao qual somos parte, perfaz as trilhas das narrativas ancestrais e saberes específicos dos nossos antepassados, lugares e situações enquanto guias fundamentais da nossa identidade e existência, algo fundamentalmente envolto a própria experiência de estar nesse mundo.
Não basta ligar o ser humano ao mundo, a característica própria ao mundo é a consciência, assim, podemos entender o ser humano, como um ser-consciente-no-mundo, que não pertence ao lugar como uma pedra no chão, como um livro sobre a mesa, o indivíduo não é uma simples coisa, é um sujeito em formação da consciência. Só que não há ser consciente sem mundo. É por isso que se pode dizer que a essência humana pertence ao mundo, no sentido ontológico da sua identidade, pertencer ao mundo como parte dele, e não como dono dele.
O mundo, ambiente vital e ao mesmo tempo, espaço epistemológico e, portanto, de experiência e significação, mostra-se como uma realidade complexa, que em sua própria estrutura, nos provoca para desvelar uma realidade que contém oculta sempre novas realidades desconhecidas, que só gradualmente e sempre parcialmente será possível descobrir, provocando de forma cada vez mais complexa, através de sua novidade, a nossa curiosidade.
Ao refletirmos sobre essa condição fundamental do ser humano, sua realidade histórica, e, portanto, finita, percebemos a relevância e pertinência dos diversos textos neste e-book. Trabalho não apenas focado em um esforço de escrita e reescrita dos diversos ambientes de aprendizados, sejam eles formais ou não. Percepções múltiplas e voltadas para a formação de uma consciência no transcurso das experiências vivenciadas em relações dialógicas diversas.
Os autores, pesquisadores de áreas diversas, nos conduzem ao pensamento reflexivo no entorno de suas escritas de uma forma dinâmica e crítica, com uma postura envolvente, no sentido de nos conduzir ao diálogo com suas áreas específicas, sejam elas pedagogia, química, agronomia, gastronomia etc. uma diversidade de elementos epistemológicos que, por suas próprias especificidades, nos apresentam ao universo singular de cada área, sem deixar de lado algo que une tais reflexões, a formação experiencial enquanto um ato epistêmico em permanente formação.
As reflexões a seguir, nos ajudarão a pensar sobre esse processo de aprendizagem partindo da formação experiencial enquanto locus de reflexão crítica sobre os saberes constituídos historicamente. A sua leitura se torna fundamental ao tentarmos, seja como educadores, educandos ou curiosos atentos, responder às questões relativas a compreensão do ser humano e sua relação com o mundo que o circunda.
Prof.° Miguel Junior Zacarias Lima
Universidade Regional do Cariri – URCA
José Enildo Elias Bezerra
Realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade de Lisboa, Linha de Pesquisa: reflexões sobre formação experiencial de adultos dentro e fora da escola. Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Linha de Pesquisa: ensino de língua portuguesa, história, política, sentido social, metodologias e pesquisa. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB , área linguística e ensino, linha de pesquisa discurso e sociedade, especialista em linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, educação a distância e docência no ensino técnico. Graduação em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Exerce a função Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, campus Ubajara. Avaliador dos Curso de Graduação Inep/ MEC, atualmente é coordenador do curso Português como Língua Adicional – PLA/IFCE.
Aline Nunes Paiva
Mestre em Educação e Ensino pelo MAIE – Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/FECLESC). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / campus Ubajara. Pesquisadora do grupo de pesquisa qualitativa na Serra da Ibiapaba.
Maria da Conceição de Souza Mendonça
Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi por dois anos professora em escolas públicas de ensino básico do estado do Ceará e professora substituta por quatro anos da UECE. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).Língua Adicional – PLA/IFCE.
Ramon Araújo Oliveira
Graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); discente do Curso de Tecnologia em Gastronomia (IFCE) / campus Ubajara. Servidor público efetivo no município de Ubajara -Ceará, pesquisador do Grupo de Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba pelo (IFCE) / campus Ubajara.
Francisca Renata Ventura Tenório
É professora nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroindústria no IFCE – Campus Ubajara. Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação e em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, cursa Especialização em Práticas Assertivas da EPT integrada a EJA com Ênfase em Gestão pelo IFRN e licenciada em Pedagogia pela URCA-CE. Possui experiência em Educação Superior, Gestão Educacional e Escolar, Educação Básica, EJA e EaD. É pesquisadora do grupo Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba-CE, atuando em pesquisas sobre Formação Experiencial e Formação Docente.
Maria Belo Silva Lima
É professora nos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no IFCE – Campus Cedro. Mestre em Educação pela URCA, linha de pesquisa Formação de Professores e Currículo, licenciada em Pedagogia pela URCA-CE. Possui experiência em Educação Superior e na Educação Básica. É pesquisadora do grupo Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba-CE, atuando em pesquisas sobre Formação Experiencial e Formação Docente.
Renan Gomes Rebouças
Graduação em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua em sala de aula há 18 anos, tendo vasta experiência em cursos livres de idiomas em Fortaleza e ensinos fundamental e médio em Fortaleza e Quixadá. No âmbito da Gestão Escolar, possui experiência como coordenador pedagógico, tendo atuado na formação de professores de língua inglesa em TTCs (Teacher Training Courses) na metodologia comunicativa para o ensino de línguas adicionais. Desde 2019 atua como docente de educação básica, técnica e tecnológica efetivo do IFCE campus de Ubajara. Na mesma instituição também possui cargo de coordenador do curso técnico em Alimentos.
Janaina Rafaella Scheibler
Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2015), Bacharela em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Licenciada em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Elabora sua pesquisa: no desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de química; na preparação, aperfeiçoamento e caracterização de adsorventes, síntese e caracterização de membranas zeolíticas. Faz parte do Grupo de Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba (IFCE).
Jacqueline Pereira Gomes
Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química no ano de 2018. No ano de 2019, Jacqueline iniciou o seu mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB), de modo que começou a tomar gosto pela leitura cada vez mais, se tornando uma profissional inquieta e com entusiasmo para a sua prática docente. Jacqueline se ver encantada com a sala de aula, e com sede de transformação e de valorização do processo de ensino e aprendizagem. Atualmente é aluna de Doutorado no PPGECEM/UEPB e faz parte do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB).
Maria Marly Cruz Gomes Pinto
Está no último período do curso de Letras no IFCE Campus Umirim, mas já cursando duas especializações Lato Sensu pela Faculdade Intervale, uma em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e outra em Tecnologia Aplicada à Educação. Iniciou sua regência ainda no 3° período da faculdade, dando aula de Inglês para crianças. Participou como voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o projeto “Literatura Viva” e como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto de “Literatura Regionalista”. Também já atuou como professora de Redação na rede estadual do Ceará, experiência que deu início a este relato de experiência. Hoje em dia trabalha no Centro Cearense de Idiomas como Professora de Língua Inglesa na cidade de Itapipoca- CE. Pretende concentrar suas pesquisas na área de Estudos da Tradução.
Antonia Gislaine Brito Marques Albuquerque
possui graduação em Agronomia (2007) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado e Doutorado em Agronomia- Solos e Nutrição de Plantas (2010 e 2015, respectivamente) pela UFC. Atualmente está finalizando a especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e é docente EBTT do IFCE- campus Ubajara, atuando nos seguimentos de Extensão Rural, Projetos Sociais, Associativismo, Cooperativismo, Produção Animal, Gestão Agroindustrial e Solos.de Itapipoca- CE. Pretende concentrar suas pesquisas na área de Estudos da Tradução.
Ingret de Sousa Sales
Está no último período do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e suas respectivas Literaturas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Umirim. Participou do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) “Literatura Viva” na edição de 2018, também fez parte, como Coordenadora Local, do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – PRONATEC de Assistente de Secretaria Escolar em 2021 no município de Umirim, atualmente trabalha na prefeitura do mesmo município, no Centro de Educação de Jovens e Adultos como professora temporária. Tem interesse futuro de seguir pós-graduação na área de Literatura e Ensino.
Jéssen Violene de Macedo Santos
Mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) e bacharel em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Antônio Vinícius de Farias Araújo
Discente do curso de licenciatura plena em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Ubajara, pesquisador do Grupo de Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba. (IFCE).
Elizabete Maria Azevedo Magalhães
Graduanda em Licenciatura Plena em Química pelo IFCE Campus Ubajara, professora da rede municipal de ensino público de Guaraciaba do Norte-CE, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Qualitativa na Serra da Ibiapaba pelo (IFCE) / campus Ubajara.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20