Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem 3
Organizado por:
Prof.ª Esp. Mara Alice Braulio Costa, Prof.ª Esp. Jussara dos Santos Corrêa, Prof.ª Esp. Rosane Saraiva Guerra, Prof.ª Ma. Miriam Navarro de Castro Nunes e Prof.° Dr. Elson Santos Silva Carvalho
ISBN
978-65-5379-129-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.133
N° páginas:
149
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-11-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem – Vol. III”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e do ensino evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz doze (12) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: experiência com o ChatClass; jogos de videogame; prática docente; ferramentas digitais colaborativas; inovações pedagógicas; psychopedagogue as mediator; rendimento escolar; videoprocesso na educação técnica; aplicabilidade de games no ensino de história; letramento digital; tecnologia da informação e comunicação e por fim, um estudo sobre a ludicidade no ensino de língua portuguesa.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
Editor Chefe
Mara Alice Braulio Costa
Formação em Pedagogia e Letras-Português/Inglês.
Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão; Tecnologias e Educação à Distância.
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6732513271375103.
Jussara dos Santos Corrêa
Formação em Pedagogia.
Especialista em educação infantil, neuroeducação e letramento.
Mestranda em tecnologias emergentes em educação.
Rosane Saraiva Guerra
Graduação: Licenciatura em Geografia.
Especialização: Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação: Ensino de Ciências Humanas.
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.
Miriam Navarro de Castro Nunes
Mestra em Educação (FFCLRP-USP)
Especialista em Psicopedagogia e Design Instrucional
Graduada em Pedagogia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9821885074666561
Elson Santos Silva Carvalho
Graduação: Estudos Sociais (UPIS)
Especialização: Culturas Negras no Atlântico (UnB), História Social (UFT)
Mestre em Ciências do Ambiente (UFT)
Doutor em Ciências do Ambiente (UFT)
Docente permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG)
Coordenador do Programa Trilhas do Ser – Educação Socioemocional (trilhasdoser.com.br, @trilhasdoseroficial)
lattes: http://lattes.cnpq.br/1655651832997085
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20