Gestão escolar: a atual situação da gestão escolar e as contribuições da gestão participativa para o sucesso da escola pública e dos alunos do ensino médio, nos colégios estaduais Professor Edilson Souto Freire e Dr. Luis de Moura Bastos no município de Dias D’ávila – BA
Autor:
Prof.° Me. Jonatthan de Araujo Góes
ISBN
978-65-5379-077-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.65
N° páginas:
112
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
09-08-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O estudo aborda a atual situação da gestão escolar e como vem sendo gerida em suas dimensões, investigando se as contribuições da gestão participativa interferem na aprendizagem dos alunos do 3º ano e nos demais segmentos escolares no município de Dias d’Ávila – Bahia.
O método utilizado heterogêneo de caráter quantitativo/qualitativo com abordagem fática descritas no período de seis meses do segundo semestre de 2016. A coleta dos dados obtida através de questionário semiestruturado, envolvendo dez perguntas, analisando os baixos índices do IDEB; o alto abandono e a reprovação dos matriculados no Ensino Médio Regular.
Na análise dos resultados foi identificado um conjunto de situações gerenciais onde contribuíram para os fatos ocorridos. Conclusão do ponto de vista dos atores investigados detecta uma prática gerencial tradicionalista, impactando nos resultados das práxis pedagógicas, seu alto índice de reprovações e abandono.
A pesquisa sugere o experimento da gestão participativa como método empírico, a criação do núcleo de acompanhamento dos egressos nas unidades educacionais, buscando o fortalecimento da instituição escolar e o aprendizado dos alunos.
Desejo a todos uma boa leitura!
Prof.° Me. Jonatthan de Araujo Góes
Jonatthan de Araujo Goes
Mestre em Ciência da Educação – UNISAL. Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas – FACCEBA. Psicopedagogia Escolar – Universidade Montenegro. Licenciatura em Educação Artística – UCSAL. Professor Titular em Artes e Iniciação Científica – CEDLMB.
E-mail [email protected].