Ensino multisseriado da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima na zona rural do município de Faro/Pará: um estudo de caso com avaliações e desafios
Organizado por:
Deanne Ferreira da Silva Melo e Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-068-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.62
N° páginas:
119
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
15-07-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A educação formal e libertadora tem seus percalços, o sistema de ensino tem muitos desafios e encontra dificuldades para enquadrar certos perfis de certas clientelas, que decorre em danos à proficiência de determinados estudantes, conduzindo, assim, um número significativo para apresentação de baixo rendimento, ocasionando em fragilidade no sistema de ensino.
Mas, as adversidades não estão somente no sistema em si, sobretudo, na sua concepção, pois a extensão de sua organização distancia os pontos de convergência para uma educação centrada no conhecimento, na perspectiva de progressão embasada no ensino aprendizagem significativo que constrói e edifica.
Nas escolas rurais onde o ensino multisseriado é um meio de adequação, devido ao baixo número de alunos e a necessidade de redução de custo com pessoal, uma vez que o currículo escolar exige certas competências, o desafio é um único professor ser o detentor de várias áreas, e atuar em cada uma delas fazendo com que seus alunos tenham rendimento e proficiência real diversificada.
Na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, região rural do Município de Faro no Pará, o ensino multisseriado é empregado, e a realidade de escolas que funcionam nesse formato, mesclando alunos de diferentes níveis em único setor, destaca a dificuldade, seja na leitura, nas operações matemáticas e na forma de progressão dentro da escala de desenvolvimento intelectual e cognitivo.
A pesquisa aqui apresentada destaca a importância da educação voltada ao entendimento de suas limitações, da compreensão do papel dos estudantes de escolas multisseriadas para visualizar a realidades frente ao ensino empregado na escola. Como base os alunos que frequentam a escola, a mediação de suas dificuldades e avanços, suas expectativas de progressão e oportunidades de crescimento.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo problema se baseia nas dificuldades de aprendizagem, na ausência de estrutura para levar um ensino de qualidade. A pesquisa qualitativa tem uma relação de sujeito com o mundo real, que envolve uma aproximação entre o objeto, de análise, e a subjetividade, de forma a coletar e descrever.
Dessa maneira se trabalhou as diferentes maneiras de proporcionar uma educação multisseriada que atenda aos anseios da qualidade e inclusão, analisar os resultados frente às avaliações internas e externas para qualificar um diagnóstico de realidade do sistema de ensino. Apontando em estudo bibliográfico a legislação que embasa o sistema, as experiencias relatadas e as realidades da região amazônica.
Os resultados foram as interpretações das composições e a fundamentação de maneira a visualizar os pontos de relevância da educação inclusiva, dos programas de ensino para a educação rural e do campo, trazendo uma nova forma de conceber a educação e a diversidade de ações, direcionando novas visões das formas de ensinar, sua ampliação em nível de conhecimentos, capazes de subsidiar melhorias e que atenda às necessidades aos futuros cidadãos.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Prof.ª Ma. Deanne Ferreira da Silva Melo
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Deanne Ferreira da Silva Melo
Possui graduação em Pedagogia pela UNIVERDIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (2009), graduação em Letras – Português pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (2019), Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (2011), Especialização em Educação Infantil pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (2014) e Mestrado em Ciência da Educação – UNIVERSIDAD PRIVADA DEL ESTE (2018). Atualmente é professora – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL e MUNICIPAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço – PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución- PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.