A multiprofissionalidade na saúde pública 2
Organizado por:
Prof.° Dr. Fabio José Antonio da Silva
ISBN
978-65-5379-095-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.112
N° páginas:
371
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-09-2022
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de A multiprofissionalidade na saúde pública, volume 2, abrange diversas áreas da saúde, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado à área de saúde evidenciando o quão presente ela se encontra em diversos contextos organizacionais e profissionais, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz trinta e quatro (34) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para área da saúde. Os estudos abordam discussões como: atuação das equipes de enfermagem no convívio com o paciente oncológico; classificação de risco na urgência e emergência; prevenção do câncer de mama; parto humanizado; câncer de colo de útero; pré-natal; saúde mental do enfermeiro; coleta do exame preventivo Papanicolau; atendimento humanizado; unidade básica de saúde; lesão por pressão; cuidados no centro cirúrgico; acolhimento puerperal; treinamento funcional para a manutenção das capacidades físicas motoras; impactos físicos e psicossociais do coronavírus em trabalhadores da saúde; suicídio; terapia física complexa; vacinação contra Covid-19; CNAF; importância laboral da vitamina D; hidroterapia; eletrotermofototerapia; fisioterapia neurofuncional; terapia cognitiva comportamental; política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT); políticas de saúde para população privada de liberdade; acidente vascular cerebral; UTI; fisioterapia aquática; Parkinson; reabilitação motora e respiratória; Sífilis em gestantes; atuação multiprofissional na pandemia de Covid-19 e por fim, um estudo sobre o combate do medo às primeiras consultas pediátricas.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Fabio José Antonio da Silva
Licenciatura Plena em Educação Física – UEL/PR. Mestrado em Educação – UFC/CE. Doutorado em Educação Física – UEL/PR. Servidor Público Municipal. Autarquia Municipal de Saúde. Apucarana/PR. Profissional de Educação Física no SUS.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20