Quem sabe faz o mo(vi)mento … : teorizando o projeto político-pedagógico escolar no Brasil contemporâneo
Who knows what mo(vi)ment ... : theorizing the political-pedagogical project of school in contemporary Brazil
Autores:
Marcos Pereira dos Santos
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26.13
N° páginas:
173-186
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Licença:
Resumo
O presente artigo científico, de abordagem qualitativa de pesquisa e referenciais bibliográficos e eletrônicos, tem como finalidade principal teorizar o projeto político-pedagógico escolar no Brasil contemporâneo. Para tanto, a estrutura redacional deste estudo investigativo encontra-se didática e metodologicamente dividida em três partes distintas, quais sejam: 1ª) Projeto: o que é? Onde, como e quando se faz? Para que(m) serve?; 2ª) Projeto político-pedagógico escolar: expressões terminológicas usuais e definições conceituais; e 3ª) O projeto político-pedagógico escolar no âmbito da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Em última instância, finalizam-se as teorizações reflexivas apresentadas trazendo a lume algumas (breves) considerações, enfatizando assim ideias centrais e pontos nevrálgicos atinentes à temática em pauta, a qual é deveras polêmica, relevante e hodierna no contexto educacional brasileiro.
Palavras-chave: gestão educacional. políticas públicas educacionais. processo ensino-aprendizagem. profissionais da educação. projeto político-pedagógico escolar.
Abstract
The main purpose of this scientific article, with a qualitative approach to research and bibliographic and electronic references, has as main objective theorizing the school political-pedagogical project in contemporary Brazil. Therefore, the reactional structure of this investigative study is didactic and methodologically divided into three distinct parts, namely: 1st) Project: what is it? Where, how and when do it? What’s it for?; 2nd) School political-pedagogical project: common terminological expressions and conceptual definitions; and 3rd) The school political-pedagogical project under the current Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN). Ultimately, the reflexive theorizations presented are finalized bringing to light some (brief) considerations, thus emphasizing centraly ideas and neuralgic points related to the theme in question, which is very controversial, relevant and today in the brazilian educational context.
Keywords: educational management. educational public politics. teaching-learning process. education professionals. school political-pedagogical project.
Referências
ARAÚJO, S. M.; GIRARDI, A. Projeto de vida: uma visão ampliada. 2.ed. São Paulo: Edições Paulinas, 2019.
ARISTÓTELES. Política. 20.ed. Brasília: Editora da UnB, 1985.
BARBIER, J. M. Elaboração de projetos de ação e planificação. Porto: Editora Porto, 1994.
BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia geral. São Paulo: Ática, 1985.
BICUDO, M. A. V. O significado do projeto pedagógico na promoção da qualidade da graduação. In: FREITAS, L. P. (Org.). Projeto pedagógico de curso: subsídios para elaboração e avaliação. Fortaleza: Editora da UNIFOR, p.33-36, 1999.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos – v.20).
BRASIL. Congresso Nacional. Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, de 23/12/1996.
BUENO, F. S. Dicionário filológico do português. São Paulo: Saraiva, 1966.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. In: Revista Texto e Contexto em Enfermagem. Florianópolis: Editora da UFSC, v.15, n.4, p.679-684, out./dez., 2006.
CARIBÉ, R. C. V.; BRITO, M. Prolegômenos do projeto pedagógico de curso: estudo da literatura. In: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Marília: Editora da UNESP, v.2, n.2, p.37-65, jul./dez., 2015.
CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R. D. A vida na escola e a escola da vida. 19.ed. Petrópolis: Vozes/IDAC, 1989.
CHAUÍ, M. S. Convite à filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1975.
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.
LÜCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
MACHADO, N. J. Cidadania e educação. 2.ed. São Paulo: Escrituras Editora, 1997. (Série Ensaios Transversais – v.1).
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 6.ed. São Paulo: Editora Érica, 2005.
OLIVEIRA, M. A. M.; SOUZA, M. I. S.; MARQUES BAHIA, M. G. Projeto político-pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 2.ed. Petrópolis: Vozes, p.40-53, 2005.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia. 24.ed. São Paulo: Ática, 2001.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001. (Coleção Guia da Escola Cidadã – v.7).
PINO, I. A lei de diretrizes e bases da educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 4.ed. São Paulo: Cortez, p.19-42, 2000.
SAMWAYS, A. M.; SAVELI, E. L. Ensino fundamental de nove anos: revisão de literatura. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Editora Champagnat, p.2966-2978, nov./2011.
SANTO, R. C. E. O renascimento do sagrado na educação. Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Práxis).
SANTOS, G. R. C. M. A metodologia de ensino por projetos. Curitiba: Editora do IBPEX, 2006. (Coleção Curso Normal Superior – Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental).
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 13.ed. São Paulo: Cultrix, 2017.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1980. (Coleção Educação Contemporânea).
______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1983. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo – v.5).
SILVA, H. H. M. Subsídios para a elaboração do projeto político-pedagógico. In: ALMEIDA, M. D. (Org.). Projeto político-pedagógico. 2.ed. Natal: Editora da UFRN, p.33-44, 2004.
SIMÕES, J. D. Pedagogia de projetos. 13 f. Disponível em: <http://www.smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/…/simoes-pedagogia.pdf>. Acesso em: 10/06/2004.
SOUZA, H. J. Como se faz análise de conjuntura. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 14.ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad – v.1).
______. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6.ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. (Coleção Subsídios Pedagógicos do Libertad – v.3).
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 2.ed. Campinas: Papirus, p.9-32, 2000. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
______. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: ______. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13.ed. Campinas: Papirus, p.11-35, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
______. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola. Brasília: Editora da UnB, v.3, n.4, p.163-171, jan./jun., 2009.