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Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

Experiência com o blended learning em uma instituição pública brasileira

Experience with blended learning in a brazilian public institution

Autores:

Raquel de Almeida Moraes e Raquel Aparecida Souza

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.11

N° páginas:

137-152

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo originaram-se de pesquisa realizada em uma instituição pública brasileira cujo objetivo, em 2011-2012, foi investigar as possibilidades pedagógicas e institucionais do blended learning (aprendizagem híbrida), tendo por base a aprendizagem autônoma na perspectiva do trabalho colaborativo. Essa experiência foi comparada com a situação vivenciada no primeiro e segundo semestre de 2020, em que essa instituição aderiu ao ensino remoto por causa da Pandemia do novo corona vírus, causador da COVID-19. Fundamentada na perspectiva crítica dos estudos comparados em educação, utilizou a técnica da observação participante e a análise discursiva das narrativas presentes nos debates desenvolvidos por meio da ferramenta fórum da plataforma Moodle, respectivamente, em 2011/2012 e 2020. Comparativamente, os resultados na primeira experiência apontaram que disciplinas teóricas presenciais se beneficiam de ambientes virtuais e suas ferramentas por possibilitar a discussão dos conteúdos e o trabalho colaborativo em rede. Na realização das tarefas avaliativas como seminários, observou-se que ocorreu a produção e a socialização do conhecimento por meio da ferramenta do fórum. Já em 2020, na situação vivenciada com o ensino remoto, o processo foi mais difícil tendo em vista que tão importante como a construção do conhecimento, era também o apoio emocional diante da tragédia que estamos enfrentando. Em âmbito geral, destaca-se que na experiência desenvolvida em 2011/2012, há oito (8) anos atrás, houve toda uma sistematização da proposta e um planejamento articulado com ações para o desenvolvimento de uma disciplina mediada por tecnologias. Já na segunda experiência em 2020 (1º e 2º semestres), o que se viveu foi o acolhimento afetivo pois a vida humana não pode ser mercantilizada nos moldes das grandes corporações.

Palavras-chave: blended learning. educação superior. estudos comparados em educação.

Abstract

The results presented in this article originated from research carried out in a Brazilian public institution whose objective, in 2011-2012, was to investigate the pedagogical and institutional possibilities of blended learning (hybrid learning), based on autonomous learning from the perspective of collaborative work. This experience was compared to the situation experienced in the first and second half of 2020, in which this institution adhered to remote education because of the new coronavirus pandemic, which causes COVID-19. Based on the critical perspective of comparative studies in education, it used the technique of participant observation and the discursive analysis of the narratives present in the debates developed through the forum tool of the Moodle platform, respectively, in 2011/2012 and 2020. Comparatively, the results in the first experience pointed out that face-to-face theoretical disciplines benefit from virtual environments and their tools by enabling the discussion of content and collaborative work in a network. In carrying out evaluative tasks such as seminars, it was observed that knowledge was produced and shared through the forum tool. In 2020, in the situation experienced with remote education, the process was more difficult given that as important as the construction of knowledge was also the emotional support given the tragedy we are facing. In general, it is noteworthy that in the experience developed in 2011/2012, eight (8) years ago, there was a whole systematization of the proposal and an articulated planning with actions for the development of a discipline mediated by technologies. In the second experience in 2020 (1st and 2nd semesters), what was experienced was the affective reception, as human life cannot be commodified in the mold of large corporations.

Keywords: blended learning. higher education. comparative studies in education.

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