A expressão cultural do jongo: a (de) colonialidade como processo para uma educação inclusiva
Jongo cultural expression: (de)coloniality as a process for inclusive education
Autores:
Elisabeth Soares Rocha, Giovane do Nascimento e Neusimar da Hora
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26.10
N° páginas:
127-136
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Licença:
Resumo
Este estudo decorre de duas pesquisas relacionadas entre si: primeiro, das reflexões realizadas no Grupo de Estudos e Práticas Musicais – GEPMU, sediado na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) no município de Campos dos Goytacazes, e, segundo, do acompanhamento, enquanto orientadora, do trabalho de monografia da licencianda em teatro, atriz e Mestre Jongueira, Neusimar da Hora. O GEPMU/UENF é um grupo interdisciplinar de pesquisa que se propõe a investigar as expressões musicais e artísticas presentes na Cultura Brasileira, sob a orientação do Prof. Giovane do Nascimento. De forma mais específica, a expressão cultural africana – Jongo – que constitui numa expressão cultural de dança e música com forte presença em nosso município, foi o objeto dessa pesquisa que integrou os estudos realizados no GEPMU, junto ao trabalho de orientação de TCC de Neusimar da Hora, que integrou os três autores desse trabalho. Esse estudo encontra-se dividido em duas partes correlacionadas entre si, em que na primeira apresentamos uma revisão bibliográfica sobre a temática diaspórica no contexto do debate sobre decolonialidade, e na segunda, registramos a manifestação do Jongo como resgate às origens e forma de resistir à colonização, tendo como referência as Rodas de Jongo do Núcleo de Arte e Cultura de Campos (NACC), e a sua importância para a inclusão da cultura afrodescendente na escola.
Palavras-chave: decolonialismo. jongo. educação inclusiva.
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