Ensino remoto e gamificação nas aulas de Le – Inglês: engajamento através do lúdico na escola técnica em PE
Remote teaching and gamification in the lessons of Le - English: engagement through the playful in the technical school in PE
Autores:
Rosângela Maria Dias da Silva, Jane Gomes de Andrade e Maria Ferreira de Paula
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26.8
N° páginas:
101-110
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Licença:
Resumo
Este estudo visa refletir sobre a utilização dos elementos de jogos, com fins pedagógicos, no ensino de Língua Estrangeira – Inglês, na Escola Técnica Estadual em Pernambuco. A gamificação mostrou-se sempre muito eficiente no quesito ludicidade para o ensino de línguas. Em tempos de Pandemia o ensino híbrido potencializou algumas metodologias ativas na prática docente. Optamos pela gamificação no ensino de língua a fim de engajar os alunos nas aulas remoto. Justificamos a condução da pesquisa como relato de experiência no ensino online devido a COVID19. A metodologia utilizada prevê como coleta de dados o questionário – fonte que traz informações de âmbito pessoal e profissional dos discentes; e a entrevista – semiestruturada, que permite coletar dados após a realização da pesquisa. A pesquisa é de caráter quantitativa e qualitativa, uma vez que é utilizada abordagem reflexiva, através da qual possibilita ao investigador envolver e compreender subjetivamente as ocorrências dessa pesquisa. O estudo permitiu analisar o engajamento dos alunos da escola técnica nas aulas de inglês utilizando o Board Game, durante o ensino remoto. Nossa abordagem é suscetível a turmas de 1º Ano do Ensino Técnico de Marketing. Refere-se a Relato de Experiência.
Palavras-chave: ensino remoto. gamificação. língua inglesa.
Abstract
This study aims to reflect on the use of game elements, for pedagogical purposes, in the teaching of Foreign Language – English, at the State Technical School in Pernambuco. Gamification has always proved to be very efficient in the it comes to ludicity for language teaching. In times of pandemic, hybrid teaching enhanced some active methodologies in teaching practice.We opted for gamification in language teaching in order to engage students in remote classes. We justify the conduct of the research as a report of experience in online teaching due to COVID19. The methodology used provides for data collection the questionnaire – a source that brings personal and professional information of the students; and the semi-structured interview, which allows data to be collected after the research. The research is quantitative and qualitative, since a reflexive approach is used, through which it allows the researcher to subjectively involve and understand the occurrences of this research. The study allowed analyzing the engagement of technical school students in English classes using the Board Game, during remote teaching. Our approach is susceptible to 1st Year classes of Technical Marketing Education. Refers to Experience Report.
Palavras-chave: remote teaching. gamification. english language.
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