fbpx
Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

O uso de coleção entomológica como alternativa didática para o ensino fundamental da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque, Amapá

The use of the entomological collection as a didactic alternative for elementary education at the Joaquim Caetano da Silva State School, Oiapoque, Amapá

Autores:

Maria Raimunda Moraes da Costa e Emerson Monteiro dos Santos

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.6

N° páginas:

64-79

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

As aulas práticas são bastante úteis para a aprendizagem de Ciências, pois a boa formação dos estudantes tende a passar por experiências que vão além da teoria e incentivam nos alunos a curiosidade e o interesse de investigação para a natureza. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o uso das coleções entomológicas como alternativa didáticas no ensino fundamental da 8º ano da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque, Amapá; além de Identificar as imagens apropriadas para uso na aplicabilidade didática; Expor a vida dos insetos, apresentando a sua riqueza, importância, malefícios e benefícios; Verificar a eficiência da coleção entomológica no aprendizado; Colaborar com a primeira coleção entomológica cientifica e didática do campus Binacional. As atividades foram desenvolvidas em duas turmas de 8º ano do ensino fundamental, aplicando um questionário antes e outro depois da exposição das caixas entomológicas, com o apontamento para a identificação, morfologia (cabeça, tórax e abdome) e estrutura (asas, pernas e antenas), malefícios e benefícios dos insetos. Os resultados dos dados obtidos tiveram níveis de significância consideráveis. Para a identificação dos insetos realizado por meio de imagens identificou-se diferença significativa com relação aos acertos e erros, morfologia e estrutura, malefícios e benefícios, no pré-teste e pós-teste. Contudo conclui-se que, este recurso possibilitou o contato do aluno com o objeto de estudo, que o tornou um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, além de ser um material de baixo custo e encontrado em abundância na natureza.

Palavras-chave: biodiversidade. educação. Amazônia orienta.

Abstract

Practical classes are very useful for learning Science, as the good training of students tends to go through experiences that go beyond theory and encourage students to be curious and interested in investigating nature. The main objective of this work was to evaluate the use of entomological collections as a didactic alternative in the 8th grade elementary school of the State School Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque, Amapá; in addition to identifying the appropriate images for use in didactic applicability; Expose the life of insects, showing their richness, importance, harm and benefits; Check the efficiency of the entomological collection in learning; Collaborate with the first scientific and didactic entomological collection on the Binacional campus. The activities were developed into two classes of 8th grade of elementary school, applying a questionnaire before and another after the exposure of the entomological boxes, pointing out the identification, morphology (head, chest and abdomen) and structure (wings, legs and antennae), damage and benefits of insects. The results of the data obtained had considerable levels of significance. For the identification of insects carried out by means of images, a significant difference was identified in relation to hits and errors, morphology and structure, harms and benefits, in the pre-test and post-test. However, it is concluded that this resource enabled the student’s contact with the object of study, which made him an active subject in the teaching-learning process, in addition to being a low-cost material found in abundance in nature.

Palavras-chave: biodiversity. education. oriental Amazon.

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

AMABÍLIO, J. A. C. Coleções entomológicas: legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Brasília: EMBRAPA, 118p, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 138 p., 1998.

CAMARA, J. T. Difusão do Conhecimento e Popularização da Coleção Zoológica do Maranhão –CZMA Mediante o Uso de Acervo Didático. REBEI UEG- A produção Extensionista na Universidade Estadual de Goiás. 2013.

CAJAIBA, R. L.; SILVA, W. B. Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre os insetos antes e após aulas práticas: um caso de estudo no município de Uruará-Pará, Brasil. Revista Lugares de Educação, Paraíba, v. 5, n. 11, p. 118-132, 2015.

COSTA-NETO, E. M.; PACHECO, J. M. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, Maringá, v. 26, n. 1, p. 81-90, 2004.

COQUIDÉ, M. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ensaio, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2008.

FROTA-PESSOA, O.; GEVERTZ, R.; SILVA, A. G. Como ensinar Ciências. 5. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985.

GOSTINSKI, L. F. A promoção de educação ambiental através da utilização de coleções entomológicas em escolas. Educação Ambiental em Ação, v. 44, n. 21, 2013.

GULLAN, P. J.; CRANSTON, P.S. Os insetos, um resumo de entomologia. Tradução 3 edições, Sonia Maria Marques Hoenen. Editora Roca. São Paulo 2008.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. Revista e ampliada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 200 p, 2004.

LEAL, D.; OLIVEIRA, E. P.; SILVA, J. K.; BOSSO, M. K.; BATISTA, W. S. D. C.; BÖHM, F. M. L. Z.; NEVES, G. Y. S. Produção e divulgação de material didático-pedagógico sobre os insetos no ensino fundamental. Diálogos & Saberes, Mandaguari, v. 7, n. 1, p. 99-107, 2011.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre as percepções dos alunos do PROEF II. Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 1-16, 2005.

LOPES, P. P.; FRANCO, I. L.; OLIVEIRA, L. R. M.; SANTANA-REIS, V. G. Insetos na escola: desvendando o mundo dos insetos para as crianças. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.3, p.125-134, 2013.

PAPAVERO, N. Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: Coleções, bibliografia, nomenclatura. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi & Sociedade Brasileira de Zoologia,1994.

PRIGOL, S.; GIANNOTT, S.M. In: 1º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – XXSEMANA DA PEDAGOGIA. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. Paraná, 2008.

QEDU. Matrículas e Infraestrutura da Escola Estadual Joaquim Caetano Da Silva. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/24150-ee-joaquim-caetano-da-silva/censo-escolar. Acesso em: 20/03/2017.

RAFAEL, J.A.; MELO G.A.R.; CARVALHO C.J.B.; CASARI, S.A.; CONSTANTINO R. (Eds.). Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto. Holos Editora, 2012. 810 p. TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N.F. An introduction to the study of insects. 7. ed. USA: Thomson – Brooks/Cole, 2012.

RESENDE, A. L.; FERREIRA, J. R.; KLOSS, D. F.M.; NOGUEIRA, J. D.; ASSIS, J. B. Coleções de animais silvestres, fauna do cerrado do sudoeste goiano, o impacto em educação ambiental. Arquivos da Apadec, v. 6, n. 1, 2002.

ROCHA, A. C.; PINTO, E. D. J.; ARAÚJO, M. F. F. Desmitificando a classe Insecta no ensino fundamental: oficina aplicada em turma de sétimo ano. In: V ENEBIO e II EREBIO REGIONAL 1, local, 2014, Revista da SBEnBio, Out, 2014.

SILVA, F. W. O.; PEIXOTO, M. A. N. Os laboratórios de ciências nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v.8, n.1, p.27-33, 2003.

SANTOS, D. C.; SOUTO, L. S. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Sentia plena, n. 5, v. 7, p. 1-8, 2011.

SOUSA, R. G.; OLIVEIRA, G. G.; TOSCHI, M. S.; CUNHA, H. F. Meio ambiente e insetos na visão de educandos de 6º e 8º ano de escolas públicas em Anápolis-GO. Educação & Ambiente, v. 18, n. 2, 2013.

TAVARES, B. L. P.; LAGES, L. M. P. O uso de insetos em aulas práticas de entomologia e como alternativa para a educação ambiental. CONEDU, Campina Grande, set. 2014.

TRINDADE, O. S. N.; SILVA JUNIOR, J. C.; TEIXEIRA, P. M. M. Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista ensaio, v. 14, n. 3, pp. 37-50, 2012.

VALENTIM, S.S.D.; COSTA-CAMPOS.C.E. A coleção didática de anfíbios no ensino de ciências em escola da rede estadual do município de Macapá, Amapá.  Revista Biota. Macapá, v. 7, n. 1, p. 1-5, 2017.

WOMMER, F.G.B. Coleções Biológicas como Estratégia para a Educação Ambiental. Santa Maria, RS, 2013.

ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2007.