fbpx
Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

O encontro do sujeito com a arte: um olhar voltado às mediações culturais

The subject's encounter with art: a look at cultural mediations

Autores:

Luíse Ayesa Flôres Ribeiro Souza

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.5

N° páginas:

52-63

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

O presente artigo tem como foco um estudo sobre a potencialização do encontro do sujeito com a arte. Para tanto, delineou-se como objetivo principal investigar as contribuições do processo de mediação cultural no ensino da arte, considerando a mediação como uma forma de ampliação de repertório cultural. Como subsídio teórico para embasar a discussão, diferentes autores foram mobilizados, dentre os quais destaca-se: Barbosa e Coutinho (2009), Dewey (2010), Sanches, Ferreira-Santos e Almeida (2012) e Martins (2014). A presente investigação, por sua vez, constitui-se como uma pesquisa bibliográfica exploratória, realizando um movimento de aproximação com o objeto de estudo, reunindo referências e informações que orientem questões reflexivas e hipóteses levantadas durante o processo de investigação. Por meio da análise desses dados bibliográficos, foi possível identificar as concepções de mediação cultural, sua importância e especificidades no ensino e metodologia do ensino da arte, considerando-se a mediação cultural como uma forma de ampliar os conhecimentos e horizontes dos sujeitos participantes do processo aprendizagem.

Palavras-chave: mediação cultural. sujeito. experiência. artes visuais. repertório.

Referências

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

FERRAZ, Maria Heloísa. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018.

LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. Museu, educação e cultura. Campinas: Papirus, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste. Pensar juntos mediação cultural: entrelaçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014.

PEDROSO, Adriano Sempé. Mediação e ensino da arte: problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/61773/000866644.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

SANCHES, Janina; FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério (Orgs.). Artes, museu e educação. Curitiba: CRV, 2012.

KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de mediação do homem. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, v. 6, n. 11, p. 163-177, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2565. Acesso em: 20 nov. 2020.