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Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

Educação integral e BNCC: desafios e possibilidades

Integral education and BNCC: challenges and possibilities

Autores:

Vitória Maria Cunha, Adriana Schneider Müller Konzen e Jean Mac Cole Tavares Santos

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.4

N° páginas:

42-51

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do contexto da educação integral, a partir da proposta de organização curricular, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto busca elencar os desafios e as possibilidades em estabelecer propostas de educação integral, baseado na BNCC. Este é um trabalho de caráter qualitativo, baseado na pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório que tem como objetivos, estabelecer uma análise dos pressupostos epistemológicos da educação integral no Brasil, conhecer o contexto da BNCC, identificando as competências e refletir sobre os desafios e possibilidades existentes entre a educação integral e o que está previsto na BNCC. No trabalho foi possível perceber que existem possibilidades inseridas na BNCC para promover uma formação integral, mas que também existem muitos desafios, que precisam ser considerados, refletidos e superados dentro do espaço escolar.

Palavras-chave: educação integral. currículo. base nacional comum curricular. desafios. possibilidades.

Abstract

This article presents an analysis of the context of integral education, based on the proposed curriculum organization, established by the National Common Curriculum Base (BNCC). The text seeks to list the challenges and possibilities in establishing proposals for integral education, based on the BNCC. This is a qualitative work, based on bibliographical research, of an exploratory nature, which aims to establish an analysis of the epistemological assumptions of integral education in Brazil, to know the context of BNCC, identifying competences and reflect on the existing challenges and possibilities between integral education and what is foreseen in the BNCC. In the work, it was possible to notice that there are possibilities inserted in the BNCC to promote a comprehensive education, but that there are also many challenges that need to be considered, reflected, and overcome within the school space.

Keywords: integral education. curriculum. common national curriculum base. challenges. possibilities.

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