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Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas

A importância das soft skills na formação dos estudantes de engenharia civil

The importance of soft skills in the training of civil engineering students

Autores:

Arquelau Pasta e Rodrigo Boeing Althof

ISBN

978-65-88580-39-4

DOI:

10.47573/aya.88580.2.26.3

N° páginas:

30-41

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-31

Resumo

A formação dos estudantes de Engenharia Civil deve também fazer uso de metodologias inovadoras que ultrapassam o treinamento puramente técnico e tradicional. Nesta acepção, o presente artigo tem por objetivo avaliar quais as competências complementares necessárias aos estudantes na formação de um sujeito ético, crítico, reflexivo, transformador e humanizado. O estudo busca a reflexão sobre as competências apontadas como essenciais para o século XXI, desde a conceituação destas competências até sua relevância no processo formativo de professores. Outrossim, este artigo procura, também, avaliar quais as contribuições que a disciplina de Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI) pode apresentar no desenvolvimento de tais competências. A utilização das metodologias ativas, como o LAI e uso das tecnologias podem ser um componente tático de inovação das práticas pedagógicas, direcionando a formação da identidade dos alunos de modo a desenvolver as habilidades e competências necessárias para os desafios sociais e profissionais aos quais estarão expostos.

Palavras-chave: competências. soft skills. metodologias ativas.

Abstract

The training of Civil Engineering students must also make use of innovative methodologies that go beyond purely technical and traditional training. In this sense, this article aims to assess which complementary skills students need in the formation of an ethical, critical, reflective, transforming and humanized subject. The study seeks to reflect on the competences identified as essential for the 21st century, from the conceptualization of these competences to their relevance in the training process of teachers. Furthermore, this article also seeks to assess what contributions the Integrated Learning Laboratory (LAI) discipline can present in the development of such competences. The use of active methodologies, such as LAI and the use of technologies can be a tactical component of innovation in pedagogical practices, directing the formation of the students’ identity in order to develop the skills and competences necessary for the social and professional challenges to which they will be exposed.

Keywords: competences. soft skills. active methodologies.

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