Aspectos do ensino técnico no México e na Alemanha pelo viés da educação comparada
Aspects of technical education in Mexico and Germany through comparative education
Autores:
Bárbara Macedo, Brigitte Klemz Jung, Taiani Vicentini e Adolfo Ramos Lamar
ISBN
978-65-88580-39-4
DOI:
10.47573/aya.88580.2.26.1
N° páginas:
11-20
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-31
Licença:
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender a Educação Profissional e Tecnológica Agrícola do México e alguns aspectos do Ensino Técnico da Alemanha – em uma perspectiva Educacional Comparada, permeada pelo processo globalizador. A pesquisa apresentada é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa. Utilizaram-se referenciais teóricos tais como: Andrade (2012); Bautista-Sianes (2017); Cazales (2017); Ciavatta Franco (2000); Goergen (1991, 2014); Ibarrola (2020); Lourenço Filho e Monarcha (2004); Pietro e Egido (2014); Ruth e Leyva (2003); Schriewer (1993); Suassuna (2008). Concluiu-se, provisoriamente, que a Educação Profissional mexicana – em detrimento do Ensino Técnico alemão deveria abarcar uma formação geral e ampla, integrada aos direitos da cidadania. A ênfase desta formação necessitaria ajustar-se à realidade cotidiana, inteirando-se dos contextos de vida dos indivíduos, buscando transformações no mundo do trabalho. Pelo viés da Educação Comparada, a observação de culturas educacionais diferenciadas pode implicar em práticas educacionais relevantes.Contudo, a presente pesquisa não pretende esgotar a temática, mas sim incentivar que futuros estudos continuem a abordar o tema.
Palavras-chave: educação profissional tecnológica. educação comparada. reformas educacionais. México. Alemanha.
Abstract
The present work aims to understand the Professional and Technological Agricultural Education in Mexico and some aspects of Technical Education in Germany – in a Comparative Educational perspective, permeated by the globalizing process. The research presented is bibliographical and documentary, of a qualitative nature. Theoretical references were used such as: Andrade (2012); Bautista-Sianes (2017); Kazales (2017); Ciavatta Franco (2000); Goergen (1991, 2014); Ibarrola (2020); Lourenço Filho and Monarcha (2004); Pietro and Egido (2014); Ruth and Leyva (2003); Schriewer (1993); Suassuna (2008). It was provisionally concluded that Mexican Professional Education – to the detriment of German Technical Education – should encompass a general and broad education, integrated with citizenship rights. The emphasis of this training would need to adjust to the daily reality, getting acquainted with the individuals’ life contexts, seeking changes in the world of work. From the perspective of Comparative Education, the observation of different educational cultures may imply in relevant educational practices. However, this research does not intend to exhaust the theme, but rather to suggest that future studies continue to address the theme.
Keywords: professional technological education. comparative education. educational reforms. Mexico. Germany.
Referências
ANDRADE, F. R. B. As contribuições de Werner Markert para a produção acadêmica e científica da área de trabalho e educação no Brasil. Educação e Pesquisa. v. 38, n. 03, p. 761-767, jul./set. 2012.
BAUTISTA-SIANES, A. “Bildung”: concepto, evolución e influjo em la pedagogía occidental desde uma perspectiva histórica y actual. Revista Española de Educación Comparada. n. 30, p. 99-111, jul./dez. 2017.
CAZALES, Z. N. Os Planos de Estudo do Curso de Pedagogia no México: um percurso histórico-curricular. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 231-243, mai./ago. 2017. Disponível em: Doi: 10.15687/rec.v10i2.35621 http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php. Acesso em: 02 fev. 2021.
CIAVATTA FRANCO, M. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 197, v. 72, p. 197-230. ago. 2000. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/QUANDO%20N%C3%93S%20SOMOS%20O%20OUTRO.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.
COMO funciona o bem-sucedido ensino técnico da Alemanha. Rev. Educação (online). ed. 231. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/08/08/como-funciona-o-bem-sucedido-ensino-tecnico-da-alemanha/ . Acesso em: 10 fev. 2021.
FERREIRA, A. G. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, n. 02, Porto Alegre, v. 31, p. 124-138, mai./ago. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2764/2111. Acesso em: 18 jul. 2021.
GOERGEN, P. Educação Comparada: uma disciplina atual ou obsoleta? Pro-Posições, v. 2, n. 3, p. 11-20. dez. 1991.
___________. TECNOCIÊNCIA, PENSAMENTO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Rev. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 561-584, nov. 2014.
IBARROLA, M. Los Centros de Bachillerato Tecnológico Agropecuario y la producción agrícola escolar en la formación para el trabajo. RMIE, v. 25, n. 84, p. 91-119, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/LER%20-%20LOS%20CENTROS%20DE%20BACHILLERATO%20TECNOL%C3%93GICO%20AGROPECUARIO.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
LOURENÇO FILHO R.; MONARCHA, C. Educação Comparada. 3. ed. Brasília, D.F : Inep-Mec, 2004. 250 p, il. (Coleção Lourenço Filho, 7). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484703/Educa%C3%A7%C3%A3o+comparada/ca5b1abe-127c-4e72-8c09-642fa836f3e8?version=1.3. Acesso em: 01 jun. 2020.
PIETRO, S. C.; EGIDO, I. La Educación Tecnológica de Nivel Medio Superior en México. Foro de Educación, v. 12, n. 16, p. 99-121, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2014.012.016.004. Acesso em: 31 jan. 2021.
RUTH, M.; LEYVA, V. La Educación Superior Tecnológica. Revista do ensino superior, vol. 32, n. 126, p. 47-57, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=819712. Acesso em: 29 jan. 2021.
SCHRIEWER, J., “El método comparativo y la necesidad de externalización: criterios metodológicos y conceptos sociológicos”, en Schriewer, J. y Pedró, F. (editores) Manual de Educación Comparada. Vol. II Teorías, Investigaciones, Perspectivas. PPU, Barcelona, 1993.
SILVA, A. L. A Desespecialização do trabalho docente no México: reflexões sobre as experiências de EJA e de Educação Profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.33, p. 1-22, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e162221.pdf. Acesso em: 03 fev. 2021.
SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, jan./jun. 2008.
VICENTINI, T. A Epistemologia da produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre Educação Comparada do Brasil e da Argentina com ênfase em Reformas Educacionais: uma abordagem a partir da Teoria Decolonial, 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2019.