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Educação Especial e Inclusiva: conceitos e práticas

Educação especial (e inclusiva!?) no contexto das leis de diretrizes e bases da educação nacional de 1961, 1971 e 1996: algumas reflexões historiográficas

Special (and inclusive!?) education in the context of the laws of guidelines and bases of national education of 1961, 1971 and 1996: some historiographical reflections

Autores:

Marcos Pereira dos Santos

ISBN

978-65-88580-38-7

DOI:

10.47573/aya.88580.2.25.6

N° páginas:

64-75

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-30

Resumo

Este artigo científico, de abordagem qualitativa de pesquisa e aportes teóricos bibliográficos, tem como finalidade principal efetuar algumas reflexões historiográficas atinentes à Educação Especial (e Inclusiva!?) no contexto das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBENs) de 1961, 1971 e 1996. Para tanto, o corpus textual do presente trabalho científico encontra-se didática e metodologicamente estruturado em duas partes distintas, a saber: 1ª) Lei e educação: vocábulos basilares para contextualização da temática em foco – breves notas; e 2ª) Historiografando a educação especial [e (não) inclusiva] nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nas décadas de 1960, 1970 e 1990: o Brasil em (a)normalidades e (des)igualdades. Em última instância, nas considerações finais, faz-se um apanhado geral das ideias centrais que engendram a temática trazida a lume, no intuito de melhor enaltecê-las. Trata-se, contudo, de um assunto atual, relevante e de interesse a todos(as) os(as) estudantes, pesquisadores(as) e profissionais oriundos(as) das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências da Educação.

Palavras-chave: educação especial e inclusiva. historiografia da educação brasileira. lei de diretrizes e bases da educação nacional. políticas educacionais. processo ensino-aprendizagem escolar.

Abstract

This scientific article, with a qualitative approach to research and bibliographic theoretical contributions, has as main purpose to make some historiographical reflections related to Special (and Inclusive Education!?) in the context of the Laws of Guidelines and Bases of National Education (LDBENs) of 1961, 1971 and 1996. For this, the textual corpus of this scientific work is didactic and methodologically structured in two distinct parts, namely: 1st) Law and education: basic words for contextualization of the theme in focus – brief notes; and 2nd) Historiographing special education [and (not) inclusive] in the Laws of Guidelines and Bases of National Education in the 1960s, 1970s and 1990s: Brazil in (a)normalities and (dis)equalities. Ultimately, in the final considerations, a general overview of the central ideas that engender the theme brought to light is made, in order to better enhance them. It is, however, a current subject, relevant and of interest to all students, researchers and professionals from the areas of Health Sciences, Biological Sciences and Educational Sciences.

Keywords: special and inclusive education. historiography of brazilian education. guidelines and bases of national education. educational politics. school teaching-learning process.

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