fbpx
Educação Especial e Inclusiva: conceitos e práticas

A inserção de alunos com deficiência mental na rede regular de ensino

The inclusion of students with intellectual disabilities in the regular school system

Autores:

Ana Abadia dos Santos Mendonça

ISBN

978-65-88580-38-7

DOI:

10.47573/aya.88580.2.25.3

N° páginas:

32-41

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-30

Resumo

O objetivo deste estudo foi pesquisar a importância da educação especial para a formação e desenvolvimento de alunos Portadores de Deficiência Intelectual e a influência da estimulação precoce em relação à aquisição de linguagem. A pesquisa passou por abordagens literárias e pedagógicas, com objetivo de ampliar o campo de estudo e entender melhor as necessidades educacionais especiais. Além de perceber quais são as maiores dificuldades para a adequada inclusão desses alunos no ensino regular. Em relação pessoa com deficiência intelectual, acreditamos que a sua inserção na escola, realizada dentro desse paradigma da inclusão escolar, possa constituir uma experiência fundamental que venha a definir o sucesso ou fracasso de sua inclusão na sociedade.

Palavras-chave: aprendizagem. educação especial. ensino.

Abstract

The aim of this study was to investigate the importance of special education for the training and development of students with Intellectual Disabilities and the influence of early stimulation in relation to language acquisition. The research went through literary and pedagogical approaches, aiming to expand the field of study and better understand special educational needs. In addition to realizing what the greatest difficulties are for the proper inclusion of these students in regular education. Regarding people with intellectual disabilities, we believe that their inclusion in school, carried out within this paradigm of school inclusion, can constitute a fundamental experience that will define the success or failure of their inclusion in society.

Keywords: learning. special education. teaching.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. Texto Revisado (DSM IV – TR). Porto Alegre. Artmed: 2002

ASSUMPÇÃO, Júnior Francisco Baptista. Introdução ao estudo da deficiência mental. São Paulo: Memnon, 1991.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MONTOAN, Maria Teresa Egler. Educação Inclusiva (Atendimento Educacional especializado Educacional para a Deficiência Mental). Brasília DF.MEC/SEEESP,2006

Carvalho, E. & Maciel, D. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation – AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia da SBP, 2, 147 – 156.

CHIABAI, Isa Maria. A influência do meio rural no processo de cognição de crianças da pré-escola: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. São Paulo, 1990. acesso dia 20/04/2021

BAZARIAN, Jacob. O problema da verdade. Teoria do conhecimento. 4. ed. São Paulo, Alfa-Omega, 1994.

GLAT, Rosana. A integração dos excepcionais: realidade ou mito? Mensagem da Apae, 1988. http://books.google.com.br/books?id=V4SI6kBfIQC&pg=PA63&lpg. Acesso em 20/10/2020

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Agir, 1995.

GUYTON, Arthur C. Neurociencia básica: anatomia e fisiologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. Trad. Charles Alfred Esberard e Claudia Lucia Caetano de Araújo. ISBN 85-277-0258-4.

JANNUZZI, G. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. São Paulo: Cortez, 1985.

LE BOULCHE, Jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MACHADO, Ângelo B. M. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. ISBN 85-7379-069-5.

MENDES, E. G.; NUNES, L.R., FERREIRA, J.R.. Estado da arte das pesquisas
sobre profissionalização do portador de deficiência. Temas psicol., 2004, vol.12. http://pepsic.bvspsi.org.br/pdf/tp/v12n2/v12n2a03.pdf . Acesso em 16/03/2021

SALOVEY, P., & MAYER, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, 185-221.

SCHWARTZMAN, José S. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 1999. 324 p.

VASCONCELOS, M. Retardo mental. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004,
vol.80,n.2,suppl.,pp.71-82.ISSN0021-7557.
http://www.scielo.br/scieloOrg/php/citedScielo.php?pid=S0021. Acesso em 18/01/2021

Wechsler, S.M. (1995). O desenvolvimento da criatividade na escola: possibilidades e limitações. Estudos de Psicologia, 12, 81-86.