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Educação Especial e Inclusiva: conceitos e práticas

Didática e formação docente para a educação inclusiva

Didactics and teacher training for inclusive education

Autores:

Ana Abadia dos Santos Mendonça

ISBN

978-65-88580-38-7

DOI:

10.47573/aya.88580.2.25.2

N° páginas:

20-31

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-30

Resumo

Este texto traz uma reflexão sobre a educação e a formação docente para a didática em salas de aula regulares, as quais recebem alunos com deficiências. Para esta modalidade de ensino dá-se o nome de educação inclusiva. Sabendo que a educação é um direito de todos, a formação do professor representa um espaço-tempo de constituição e reflexão da ação educativa. É um espaço de potencialização das práticas pedagógicas que vão escolarizar alunos com deficiências incluídos na sala de aula comum. Estudos revelam os desafios postos à formação de professores no processo de inclusão escolar desde a formação inicial até a continuada. O texto também discute o conceito de alunos com deficiência, suas dificuldades no ambiente escolar para a inclusão e que incluir crianças com deficiência nas salas regulares depende de um trabalho diferenciado do educador e de muitas ferramentas de auxílio. Sobre a formação do docente para a educação inclusiva o texto afirma que contribui para possibilitar condições para que os docentes possam refletir sobre a sua prática, de forma a melhor atuar com as diferenças que se fazem presentes no alunado, entre as quais aquelas decorrentes de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Assim o texto considera que no processo de inclusão, é necessário que os instrumentos e o conteúdo da avaliação sejam condizentes com as adaptações feitas no currículo, considerando-se as especificidades do aluno com necessidades educacionais especiais. É preciso refletir sobre a qualidade da formação e as opções de atualização profissional.

Palavras-chave: formação de professores. educação inclusiva. alunos com deficiências. escola regular.

Abstract

This text reflects on education and teacher training for didactics in regular classrooms, which receive students with disabilities. This type of teaching is called inclusive education. Knowing that education is everyone’s right, teacher education represents a space-time for the constitution and reflection of educational action. It is a space for enhancing pedagogical practices that will educate students with disabilities included in the common classroom. Studies reveal the challenges posed to teacher education in the process of school inclusion, from initial to continuing education. The text also discusses the concept of students with disabilities, their difficulties in the school environment for inclusion and that including children with disabilities in regular classrooms depends on a differentiated work by the educator and on many support tools. On teacher training for inclusive education, the text states that it contributes to enabling conditions for teachers to reflect on their practice, in order to better deal with the differences that are present in the students, including those arising from disability , pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness. Thus, the text considers that in the inclusion process, it is necessary that the instruments and content of the assessment are consistent with the adaptations made to the curriculum, considering the specificities of students with special educational needs. It is necessary to reflect on the quality of training and options for professional development.

Keywords: teacher education. inclusive education. students with disabilities. regular school.

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