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Integrando saberes em educação ambiental e sustentabilidade

Resíduos sólidos e educação ambiental: relato de uma visita técnica a usina eco serviços ambientais reciclagem e compostagem

Solid waste and environmental education: report of a technical visit to the plant eco environmental services recycling and composting

Autores:

Gilberto Thiago Pereira Tavares, Clécio Danilo Dias da Silva, Carina Ioná de Oliveira Torres, Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza e Lúcia Maria de Almeida

ISBN

978-65-88580-37-0

DOI:

10.47573/aya.88580.2.24.4

N° páginas:

51-57

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-29

Resumo

Concebida na práxis educativa como uma prática de sensibilização e conscientização, a Educação Ambiental tem proporcionado a discussão e reflexão dos problemas que envolve a relação do homem com o meio ambiente numa ótica interdisciplinar valorizando a diversidade cultural e os diversos saberes do contexto social dos indivíduos. O trabalho teve como objetivos relatar a experiência de uma visita técnica a usina Eco Serviços Ambientais Reciclagem e Compostagem com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar com relação às práticas de desenvolvimento sustentável. As atividades foram realizadas com turmas do ensino fundamental II de uma escola municipal de Monte Alegre/ RN. Inicialmente foi discutido em sala sobre a política dos resíduos sólidos, enfatizando as diferenças sobre lixo, resíduo sólido e rejeito e os impactos deles na natureza e sociedade, o gerenciamento dos resíduos e a coleta seletiva. Logo após, foi agendado e realizada uma visita técnica a Eco Serviços Ambientais Reciclagem e compostagem. Observamos que a possibilidade de ensinar aos alunos em ambientes não formais contribui para a aprendizagem; os discentes puderam vivenciar diversas possibilidades da aplicação prática dos conteúdos discutidos em sala de aula. Outro ponto importante foi levar a comunidade a interagir com a escola, possibilitando uma integração de saberes. Portanto a educação tem um papel muito importante para a formação dos indivíduos, pois através dela se trabalha a mudança de atitudes e valores.

Palavras-chave: educação ambiental. gestão de resíduos. visita técnica.

Abstract

Conceived in educational praxis as a practice of sensitization and awareness, Environmental Education has provided discussion and reflection on the problems that involve the relationship between man and the environment in an interdisciplinary perspective, valuing cultural diversity and the diverse knowledge of the social context of individuals. The objective of the work was to report the experience of a technical visit to the Eco Serviços Ambientais Recycling and Composting plant in order to sensitize the school community to sustainable development practices. The activities were carried out with elementary school II classes of a municipal school in Monte Alegre/RN. Initially, the solid waste policy was discussed in the room, emphasizing the differences regarding garbage, solid waste and rejects and their impacts on nature and society, waste management and selective collection. Soon after, a technical visit to Eco Serviços Ambientais Recycling and composting was scheduled and carried out. We observe that the possibility of teaching students in non-formal environments contributes to learning; the students were able to experience several possibilities of the practical application of the contents discussed in the classroom. Another important point was to bring the community to interact with the school, enabling the integration of knowledge. Therefore, education has a very important role in the formation of individuals, as it works to change attitudes and values.

Keywords: environmental education. waste management. technical visit.

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