fbpx
Integrando saberes em educação ambiental e sustentabilidade

A temática da sustentabilidade no ensino de biologia durante a COVID-19: reestruturando as ações do Projeto “Biologia Cuité” junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Sustainability as a theme in biology teaching during COVID-19: restructuring the actions of the “Biology – Cuité” Project with the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Autores:

Michelle Gomes Santos, Marciano Henrique de Lucena Neto e Sânzia Viviane Farias Ferreira Cunha

ISBN

978-65-88580-37-0

DOI:

10.47573/aya.88580.2.24.3

N° páginas:

36-50

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

2021-07-29

Resumo

O papel do professor está em constante necessidade de adaptação a mudanças e, no contexto das restrições impostas pelo cenário da pandemia da COVID-19, tal condição foi acentuada. O objetivo do presente trabalho foi descrever o processo de discussão na busca de novas estratégias e abordagens para as ações do “Projeto PIBID Biologia – Cuité”, com ênfase na temática da sustentabilidade, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tratou-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo que cobriu o período de novembro de 2020 a junho de 2021. O levantamento das informações se deu através da consulta aos registros sistemáticos por parte da coordenação institucional, coordenação da área de Biologia e da supervisão PIBID na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, município de Cuité – PB. Dentre os principais resultados, temos: a necessidade de aumento na frequência das reuniões de planejamento das ações do projeto; o redimensionamento temporal das ações; a busca por despertar e manter o interesse dos alunos (tanto da equipe de pibidianos, quanto da escola) pela estratégia de se trabalhar conteúdos de biologia através de temáticas como a Sustentabilidade; e a necessidade de haver capacitação contínua dos membros da equipe PIBID sobre as ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s), a exemplo do Instagram© e do ensino remoto (Google Meet© e Google Classroom©). Consideramos que os ajustes no planejamento de execução das ações e novas pesquisas serão estratégicas na consolidação do PIBID em tempos de pandemia.

Palavras-chave: biomas brasileiros. ensino remoto. pandemia.

Abstract

The teacher’s role is in constant need of adaptation to changes and, in the context of the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic scenario, this condition was accentuated. The objective of this paper was to describe the discussion process in the search for new strategies and approaches for the actions of the “Project PIBID Biologia – Cuité”, with an emphasis on the theme of sustainability, of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). This was a descriptive exploratory research that covered the period from November 2020 to June 2021. The survey of information was carried out through consultation of systematic records by the institutional coordination, coordination of the Biology area and the PIBID supervision at the Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, municipality of Cuité – PB. Among the main results, we have: the need to increase the frequency of project action planning meetings; the temporal resizing of actions; the search to awaken and maintain the interest of students (both from the Pibidian team and from the school) in the strategy of working with biology content through themes such as Sustainability; and the need for continuous training of members of the PIBID team on Digital Information and Communication Technologies (TIDC’s) tools, such as Instagram© and remote learning (Google Meet© and Google Classroom©). We believe that adjustments in the planning for the execution of actions and new research will be strategic in consolidating the PIBID.

Keywords: brazilian biomes. remote education. pandemic.

Referências

ANTUNES, Celso. Introdução à Educação. São Paulo: Paulus, 2014.

AQUINO, Afonso Rodrigues de; PALETTA, Francisco Carlos; CAMELLO, Thereza Cristina F.; MARTINS, Tainá Pellegrino; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. (orgs.). Sustentabilidade Ambiental. 1 ed. Rio de Janeiro: Rede Sirius OUERJ, 2015.

BARBOSA, G. S.; DRACH, P. R.; CORBELLA, O. D. A Conceptual Review of the Terms Sustainable Development and Sustainability. International Journal of Social Sciences, v. III, n. 2, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), 2021 (a). Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Apresentação. Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/conheca-a-ufcg.html Acesso em: 02. jul. 2021.

______, 2021 (b). Centro de Educação e Saúde (CES/ UFCG) – Apresentação. Disponível em: http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/index.php/campus Acesso em: 03. jul. 2021.

______, 2021 (c). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/ Acesso em: 03. jul. 2021.

______, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2020. Edital No. 2/ 2020 Capes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf Acesso em: 03. jul. 2021.

______, Ministério da Educação (MEC), 2018 (a). PIBID – Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid Acesso em: 02. jul. 2021.

______. 2018 (b). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 07 jul. 2021.

______. 2016 (a). Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_portaria-46-regulamento-pibid-completa.pdf. Acesso em 7 jul. 2021.

______. 2016 (b). Portaria nº 84, de 14 de junho de 2016. Revoga a Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016, publicada no DOU de 15/04/2016, seção 1, pág. 16 que aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=19&data=15/06/2016 Acesso em: 7 jul. 2021

______.2010 (a) Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/decreto/d7219.htm Acesso em: 7 jul. 2021.

______. 2010 (b) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria normativa nº 260 CAPES, de 30 de dezembro de 2010: Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.unifucamp.edu.br/wpcontent/uploads/
2014/01/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf Acesso em: 7 jul. 2021.

______. Decreto 6755 de 27 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: MEC, 2009.

______. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/857121/pg-39-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-13-12-2007 Acesso em: 7 jul. 2021.

BURGGREVER, Taís; MORMUL, Najla Mehanna. A importância do PIBID na formação inicial de professores: um olhar a partir do subprojeto de geografia da Unioeste – Francisco Beltrão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 98-122, jul./dez. 2017.

CORRÊA FILHO, José Januário. Aula de Campo: como planejar, conduzir, avaliar? Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015.

DEMPSEY, N. et al. The Social Dimension of Sustainable Development: Defining Urban Social Sustainability. Sustainable Development, v. 19, n. 5, p. 289-300, 2011.

FÉIL, Alexandre André; SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE.BR, v. 14, nº 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2017.

FERREIRA, Letícia Sousa dos Santos; PIRES, Pedro Gabriel da Silva; NÁPOLIS, Patrícia Maria Martins. Educação Ambiental e Sustentabilidade: mudanças conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-FURG, v. 38, n. 1, p. 50-71, jan./abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GATTO, M. Sustainability: is it a well defined concept? Ecological Applications, v. 5, n. 4, p. 1181-83, 1995.

GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MADEIRA, Miguel Carlos; SILVA, Rosa Maria Alves da. Ensinar na Universidade: didática para professores iniciantes. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2015.

MARINI, Thereza. A função do ensino e a formação do professor universitário. São Paulo: Paulus, 2013.

MEDEIROS, Maria Franco Trindade; SANTOS, Michelle Gomes; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira (orgs.). Etnobiologia no Nordeste do Brasil: relatos de experiências no semiárido paraibano. Campina Grande (PB): EDUFCG, 2017.

MOLDAN, B. et al. How to understand and measure environmental sustainability: Indicators and targets. Ecological Indicators, v. 17, p. 4-13, 2012.

LEITE, Darwin. Darwin. São Paulo: Publifolha, 2009.

PARAÍBA, 2020. Portaria No. 418, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba, 2020.

PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. 1. ed., 4ª reimp. São Paulo: Contexto, 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL de CUITÉ, 2021. Cuité – Apresentação. Disponível em: https://cuite.pb.gov.br/historia/ Acesso em: 03. jul. 2021.

RIO+10. Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS). Johanesburgo, África do Sul. 2002.

SALAS-ZAPATA, W.; RÍOS-OSORIO, L.; CASTILLO, J.A.D. La ciencia emergente de la sustentabilidad: de la práctica científica hacia la constitución de una ciencia. Interciencia, v. 2, n. 9, p. 699-706, 2011.

STRATHERN, Paul. Darwin e a evolução: em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11º edição. Petrópolis: Vozes, 2010.

AGRADECIMENTOS

 À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo fomento do projeto PIBID Biologia Cuité, Paraíba, Brasil.