O livro “Educação Wspecial e Inclusiva: Perspectivas, Relatos e Evidências – Vol. 6” apresenta uma rica análise multidimensional sobre a educação especial e inclusiva, destacando desafios e soluções práticas observadas em diversos contextos. Ao abordar temas que vão desde a identificação precoce de características autistas em tempos de pandemia até o uso de abordagens lúdicas, como o Jogo da Velha 3D, a obra proporciona um panorama abrangente das práticas pedagógicas voltadas para crianças com necessidades educacionais especiais.
A inclusão escolar de crianças com autismo é discutida em múltiplas perspectivas, enfatizando tanto a importância do contexto escolar quanto o impacto das práticas pedagógicas inovadoras. A reflexão sobre o currículo é central para a proposta inclusiva, especialmente no que diz respeito à diversidade e ao atendimento especializado. Ao mesmo tempo, o relato de vivências de educadores em diferentes regiões, como o Pará e Manaus, oferece uma visão prática sobre os desafios da educação inclusiva no Brasil.
O desenvolvimento de habilidades através do brincar e da contação de histórias, assim como a análise de transtornos do neurodesenvolvimento e suas implicações na aprendizagem, são também temas de destaque. Além disso, a relação entre neuropsicopedagogia e epigenética no contexto de transtornos como o déficit de atenção e hiperatividade traz uma contribuição significativa para a compreensão do desenvolvimento infantil.
Com discussões profundas sobre a realidade da escolarização de crianças surdas e com síndrome de Down, o livro reforça a importância de políticas e práticas inclusivas para garantir que todas as crianças, independentemente de suas condições, possam se desenvolver em ambientes educacionais acolhedores e adaptados às suas necessidades.
Esta coletânea oferece ao leitor reflexões, estudos de caso e práticas que poderão servir de base para o aprimoramento de políticas públicas e metodologias pedagógicas na área da educação especial e inclusiva..
Boa leitura!
Paulo Marcos Ferreira Andrade
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela UNEMAT. Licenciado em pedagogia pela UNEMAT. Licenciado em Letras:Português/espanhol pela UFMT. Esp. em coordenação pedagógica pela UFMT. Esp. em gestão escolar pela UFMT. Esp. em educação do campo pela AFIRMATIVO. Atua como professor na educação Básica desde de 1999, e atualmente é coordenador pedagógico na Extensão Municipal SOS Criança.